Contabilidade BH – Carnê Leão

Contabilidade BH - Carnê Leão

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh | Sem categoria

15

Jun 2018

Contabilidade BH – Carnê Leão, utilize corretamente

O Carnê-Leão é a forma de recolhimento da Receita Federal mais utilizada pela população. Apesar de ter sido criado para facilitar a vida do cidadão, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua finalidade e sua real utilização. No texto de hoje vamos explicar um pouco sobre como funciona o Carnê-Leão e a forma correta de preenchimento e utilização e a importância para o Imposto de Renda;

Contabilidade BH – Carnê Leão, o que é?

O Carnê-Leão é forma de recolhimento mensal obrigatória do Imposto de Renda pelos contribuintes pessoas físicas que recebem rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior, já que são valores que não têm tributação na fonte pagadora. Ou seja, quem pagou não retém imposto. Podemos dizer que o Carnê-Leão é utilizado pela Receita Federal

para receber de pessoas físicas o rendimento vindo de fontes que ela não controla.

Contabilidade BH – Carnê Leão, Quem deve preencher?

Geralmente estão sujeitos a este tipo de recolhimento as pessoas que se encaixam nos seguintes perfis:

  • Profissional liberal
  • Profissional autônomo.
    Locador: indivíduo que possui bens móveis ou imóveis e aluga para pessoas físicas.
  • Pensionista: indivíduo que recebe pensões provenientes de pessoas físicas.

Contabilidade BH – Carnê Leão, como ele deve ser preenchido?

A Receita Federal disponibiliza um programa, que pode ser baixado gratuitamente pelo site receita.fazenda.gov.br, para que o contribuinte efetue o cálculo e preencha as informações. Ele deve preencher mensalmente os rendimentos que recebe.
O contribuinte precisa declarar os seus rendimentos até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento. Havendo imposto a ser pago neste mês, clique em imprimir DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pague-o em qualquer banco até a data indicada no documento.

Contabilidade BH – Carnê Leão impostos incidentes

O Carnê-Leão obedece tabela progressiva, criada pela Receita Federal, na qual as alíquotas progridem à medida em que o rendimento da pessoa aumenta.
A Receita disponibiliza em seu site um simulador do cálculo do Carnê-Leão 2018. Basta preencher as informações solicitadas (rendimentos e despesas) referente ao mês, e o valor do imposto a ser pago será automaticamente calculado em cima das alíquotas vigentes.

 O valor do Imposto de Renda a ser pago vai depender da remuneração, o cálculo do Carnê-Leão mensal pode inclusive resultar em nenhum valor a pagar. As alíquotas variam de 7% a 27,5%.

Contabilidade BH – Carnê Leão, quem está isento?

Existe uma faixa de isenção, valor que muda anualmente.  Em 2018, a pessoa física que obtiver rendimentos mensais de até R$ 1.998,00 está isenta do pagamento do Imposto de Renda (IR), mas, mesmo assim, pode preencher o carnê.

Contabilidade BH – Carnê Leão, há despesas dedutíveis?

Assim como na declaração anual de Imposto de Renda, também é possível deduzir despesas do Carnê-Leão. São dedutíveis do imposto pensão alimentícia, dependentes, contribuição ao INSS e livro caixa. Se você declara rendimentos com aluguel de imóveis, saiba que valores de IPTU e condomínio são dedutíveis, além de gastos com imobiliária.

Contabilidade BH – Carnê Leão, o que acontece se eu não fizer o Carnê- Leão

A Receita Federal possui uma base poderosa com os dados dos contribuintes, por isso não é uma boa ideia tentar burlar-la. Se você se encaixa nos perfis que citamos acima e não preencher o carnê leão, pode cair na malha fina e convocado a comprovar todos os rendimentos e despesas que declarou. Outro risco é o pagamento de uma multa, que varia entre 20% a 150% do imposto devido.

Conclusão

No texto de hoje, você pôde ver como funciona o Carnê-Leão e qual a sua finalidade. Se você não sabe ou não tem tempo de preencher o carnê, procure uma empresa especializada que poderá te ajudar com os assuntos contábeis. Só não deixe que sua empresa pague algo que não necessita.

 

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Contabilidade BH – Carnê Leão.

Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples

Contabilidade BH – Carnê Leão
Avalie Nossa Página

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00