+55 (31) 3332.0544 / [email protected]

Contabilidade BH – cnpj suspenso

contabilidade bh - cnpj cancelado

Por:Informa Contabil
Contabilidade em bh

13

maio 2019

Receita Federal declara inaptidão de mais de 3 milhões de CNPJ

Recentemente mais de 3,3 milhões de empresas tiveram o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado pela Receita Federal. O órgão declarou inaptos o CNPJ de contribuintes que estejam omissos na entrega de escriturações e de declarações, em especial daqueles que deixaram de fazer a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) por pelo menos dois anos consecutivos entre 2013 e 2017. A inaptidão do CNPJ pode causar diversos problemas ao empresário, podendo inclusive ocasionar o bloqueio de movimentação e até mesmo o encerramento de contas. Saiba mais neste artigo!

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Obrigatoriedade

 A prestação de contas é obrigatória e deve ser feita anualmente, indicando o recolhimento ou isenção de 11 tributos federais como o IR, contribuição para o PIS/PASEP e IPI.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Fiscalização

 Sempre foi realizado um controle cadastral, mas agora está sendo intensificado, automatizado e sistematizado. Já aconteceram outras investigações, mas não nessa proporção.

Entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019, antes de declarar a inaptidão, a Receita procurou cada uma das empresas e avisou sobre a situação de pendência. Por isso mais de 100 mil delas conseguiram entregar a declaração em atraso e reverter a ação de invalidade.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Empresas que fazem parte do grupo de inaptidão

Estima-se que até 3,4 milhões de inscrições no CNPJ seja declaradas inaptas até o presente mês de maio. O número de empresas que deixaram de cumprir suas obrigações e deixaram de fazer a declaração é grande. Há várias situações dentro desse grupo:

  • empresas que foram abandonadas, não foram baixadas e não estão mais ativas;
  • falsas inativas, que não fizeram a declaração, mas continuam funcionando.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Porte das empresas

 Nesse caso, o foco é a DCTF. Pode-se pegar, nesse momento, as micro e pequenas empresas, mas o alvo não são as empresas do Simples Nacional (são um segundo foco).

*Portanto, é bom que já comecem o processo de regularização.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Consequências da inaptidão do CNPJ para a empresa

A inaptidão do CNPJ produz vários efeitos negativos para a pessoa jurídica:

  • invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais, em especial nas instituições financeiras, podendo ocasionar o bloqueio de movimentação;
  • bloqueio de contas-correntes em bancos e até seus encerramentos;
  • impedimento de participar de novas inscrições;
  • possibilidade de baixa de ofício da inscrição;
  • nulidade de documentos fiscais;
  • responsabilização pessoal dos administradores pelos débitos em cobrança.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Prevenção

 Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deve entregar as omissões de escriturações e de declarações dos últimos 5 anos. Se deixar omissões não regularizadas e que não configurem situação de inaptidão, estará sujeito à intimação e ao agravamento das multas por atraso na entrega.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Como saber se estou sujeito à inaptidão e o que fazer se o meu CNPJ for considerado inapto?

 É só entrar no site da Receita, no centro virtual de atendimento (portal eCAC). Entrar em “Certidões e Situação Fiscal”, e verificar nos itens “Consulta Pendência – Situação Fiscal”. Vai aparecer se todas estão feitas ou se há alguma pendência. Se estiver pendente, basta fazer a declaração.

Lembrando que cada declaração é feita através do sistema específico. No caso da DCTF, é necessário baixar o programa gerador, como no IR.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Como será feito o comunicado de inaptidão?

Tudo será feito de forma eletrônica. O cadastro será sensibilizado automaticamente. Assim que o contribuinte for declarado inapto, sua situação cadastral sofrerá alteração; e ele tomará conhecimento, porque terá uma série de entraves para operar com o seu CNPJ.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – É possível reativar o CNPJ?

Sim, após todas as declarações serem feitas e estiver tudo regularizado.

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Próximos passos

Os próximos passos serão a intensificação da inaptidão no CNPJ por ausência de DCTF, compreendendo os anos de 2017 e 2018:

  • da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis);
  • da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (Dasn-Simei);
  • do Programa Gerador de Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D);
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Contabilidade BH – cnpj suspenso – Conclusão

Os contribuintes que estão operando, as empresas que estão funcionando regularmente devem estar em dia e fazer a declaração sempre. Se o CNPJ da sua empresa estiver inapto, não espere muito, regularize-o o quanto antes. Até ser feita a declaração de inaptidão, o empresário – ou seu contador – pode regularizar-se pela internet, sem precisar se dirigir a uma unidade da Receita. Se deixar para depois, ficará mais complicado, pois ele terá de buscar as unidades de atendimento.

Nós da Contabilidade Belo Horizonte teremos o maior prazer em ajudar você a reativar o seu CNPJ, para que você possa manter as atividades e todas as obrigações fiscais da sua empresa em dia.

Contrate uma contabilidade em BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Assuntos Relacionados: Contabilidade BH – Cartões de Ponto, Contabilidade para PJ em BH, Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples, Administradora de Condominio bhAdministradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

[email protected]

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00