Contabilidade BH – Importante organizar o fluxo de caixa

Contabilidade BH – Importante organizar o fluxo de caixa

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh

22

jun 2018

Contabilidade BH – Importante organizar o fluxo de caixa

Provavelmente você já ouviu falar do fluxo de caixa, que é, basicamente a movimentação do dinheiro em uma empresa. É  um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, porém, muitos empresários não dão a devida importância, o que é um erro grave. No texto de hoje, vamos falar sobre a importância de organizar o fluxo de caixa de uma empresa e como isso pode ajudar nos resultados.

O que é Fluxo de Caixa?

Fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra em um negócio e a quantidade de dinheiro que sai. Pense nisso como um tanque de água: a água entra no topo e é drenada no fundo. Então, para manter seu tanque cheio, você precisa de mais entradas do que saídas.

O Fluxo de Caixa na empresa

A venda de produtos ou serviços de qualidade, as estratégias para atrair novos clientes e o posicionamento da marca no mercado são aspectos muito importantes para qualquer empresa. No entanto, para manter os recursos (humanos e materiais) funcionando, ou seja, “as luzes acesas e as portas abertas”, é necessário ter uma boa gestão e analisar o fluxo de caixa da empresa.

Movimentação

A entrada de caixa é a força vital do seu negócio e vem de fontes como pagamentos de clientes, recebimento de um empréstimo, infusão monetária de um investidor ou juros de poupança ou investimentos. A receita gerada pelo negócio deve permitir que a empresa cumpra os pagamentos com seus fornecedores, funcionários, pague os empréstimos com instituições financeiras (se houver), além de cumprir o pagamento de impostos e taxas. Se uma empresa não gerar dinheiro suficiente para pagar seus compromissos financeiros, entrará em um estágio de insolvência.

Gestão do Fluxo de Caixa

A boa gestão do fluxo de caixa começa fazendo uma projeção da receita que será gerada pela venda de produtos e serviços, durante um período específico, estimando os gastos que devem ser feitos durante esse período. A boa gestão do fluxo de caixa deve considerar os momentos em que a receita é gerada e, a partir disso, planejar o desembolso das despesas. Isso permitirá uma revisão das políticas de vendas, períodos de coleta, bem como negociar com fornecedores e planejar os desembolsos de dinheiro.

Contabilidade BH – Importante organizar o fluxo de caixa – positivo e negativo

O fluxo de caixa permite verificar a “saúde financeira” boa ou ruim de um negócio. Se a empresa tiver um fluxo de caixa positivo, ou seja, mais receita é gerada do que as despesas que devem ser feitas, a empresa pode continuar operando sem grandes contratempos. Se, por outro lado, o negócio tiver fluxo de caixa negativo, sua continuidade ao longo do tempo pode ser comprometida, além de ser percebida pelos provedores de capital (entidades financeiras ou investidores) com uma entidade de maior risco. Uma situação de fluxo de caixa negativo pode até afetar a reputação da empresa perante seus clientes, gerando menos oportunidades de fazer novos negócios.

Finanças Pessoais x Finanças da Empresa

Um erro muito comum cometido pelos empresários é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Isso pode acontecer por diversos motivos, seja para resolver problemas pessoais com o dinheiro da empresa ou até mesmo usando dinheiro pessoal para o caixa da empresa ficar positivo.

Quando o empresário não separa a conta física da jurídica, ele perde o controle financeiro do negócio. Não sabe o quanto tem para pagar fornecedores, funcionários e demais despesas ou quanto poderia reinvestir no negócio. Além disso, não consegue fazer a leitura correta de custos e receitas, o que pode levá-lo a determinar um preço de venda fora da realidade.

Contabilidade BH – Importante organizar o fluxo de caixa

Contabilidade BH – Controle financeiro

Com o fluxo de caixa você tem um controle das contas da sua empresa, sabendo estar gastando e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro.

Contabilidade BH – Planejamento Financeiro

Através de uma análise de histórico de fluxos de caixas passados, você pode fazer uma previsão de receita e de saída para determinado mês, podendo prever possíveis impactos, que vão desde a sazonalidade até uma possível crise econômica.

Contabilidade BH – Processo de tomada de decisão

Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa ajudam a embasar a tomada de decisão da sua empresa, uma vez que você conhece os históricos de entradas e saídas. Dependendo do tamanho das mudanças que você realizar, a tendência é que resultados venham a se repetir.

Conselhos para organizar o fluxo de caixa da empresa

Realize um monitoramento constante

Caso você perceba que está prestes a incorrer em um déficit (saldo negativo), será hora de tomar as medidas corretivas. Esta será uma oportunidade para avaliar suas estratégias de gerenciamento de fluxo de caixa. Faça uma verificação semanal ou com mais frequência, se necessário.

Transforme faturamento em dinheiro

Transforme o faturamento em dinheiro e faça um monitoramento permanente das faturas pendentes de cobrança. Lembre-se de que ter contas a receber não significa que o dinheiro entrará na empresa no momento em que você precisar. Negocie com seus clientes termos e condições que favoreçam o desembolso de caixa para sua empresa.

Mantenha uma linha de crédito para situações de déficit.

É necessário que sua empresa tenha uma linha de crédito, temporária, para lidar com certas contingências, ou seja, situações em que o fluxo de caixa é passível de déficit. Mantenha um comportamento pontual nos pagamentos derivados de sua linha de crédito.

Como a Contabilidade BH pode te ajudar?

Um escritório de contabilidade BH organizará o fluxo de caixa da sua empresa para que ele esteja sempre positivo. Dessa forma, seu negócio terá a força necessária para continuar crescendo, através de maior investimento em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias.

Contrate uma contabilidade BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00