Contabilidade em BH e a Administração de Pessoal

Contabilidade em Bh

Por:Informa Contabil
Artigos

01

Jul 2016

Contabilidade em BH e a Administração de Pessoal

Na área de administração de pessoal de uma contabilidade em bh,  diversos cuidados devem ser tomados, por ser uma atividade de muita regulamentação legal.

O contato permanente com a contabilidade é essencial e deve ser feito sempre antes de qualquer ação que envolva uma mudança na situação funcional ou salarial do empregado.

São recomendações essenciais da contabilidade em bh para uma boa administração de pessoal:

  • Jamais admitir alguém sem assinar a CTPS e o CONTRATO DE TRABALHO, o que é valido também para “amigos” e parentes.

  • Não fazer “PAGAMENTOS POR FORA” (dependendo do tipo de tributação da sua empresa seus gastos não aumentarão muito, formalizando este tipo de pagamento).

  • Independentemente do número de empregados da empresa, deve ser feito o registro formal de frequência, marcando separadamente a entrada e saída nos dois expedientes).

  • Obter recibos de adiantamentos feitos ao empregado.

  • Fazer por escrito advertências, suspensões e demais ações disciplinares (se necessário consulte a Contabilidade em BH para orientações).

  • Manter a contabilidade informada “em tempo real” sobre os acontecimentos relevantes em relação aos empregados.

  • Não fazer solicitações de última hora ou solicitação para emissão de documento com data retroativa.

  • Observar rigorosamente as datas para envio de documentos para a Contabilidade.

  • Até o dia 25 de cada mês informar dados para elaboração da folha. Principais dados: descontos de faltas e adiantamento; se houve afastamento, inclusão de hora extra ou outros adicionais.

ADMISSÃO DE EMPREGADO

 

Contabilidade em bh

Encaminhar o empregado ao exame médico pré admissional.

Encaminhar os documentos para admissão conforme formulário fornecido pela contabilidade “solicitar ao departamento”. Importante: admissão só será processada para documentos recebidos até o dia 25 do mês corrente.

Após o registro do empregado pela contabilidade, colher a assinatura dele no LIVRO/FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADOS, CONTRATO DE EXPERIÊNCIA, DECLARAÇÃO DE VALE TRANSPORTE e TERMO DE SALÁRIO FAMÍLIA se houver.

Ficar atento quanto à data de término do contrato de experiência para prorrogá-lo se for o caso ou deixar que se transforme automaticamente em contrato por prazo indeterminado. No caso de prorrogação do primeiro período, a CTPS deverá ter a anotação correspondente, sob pena de nulidade do ato.

CONTROLE DE FREQUENCIA

 

Contabilidade em bh

Antes de definir a forma de controle de frequência (manual, mecânica, eletrônica, etc), buscar orientação na Contabilidade em Belo Horizonte.

Havendo atestados médicos, informar a CONTABILIDADE.

Havendo licenças de empregados, informar a CONTABILIDADE, de preferência antecipadamente.

BENEFÍCIOS

 

Contabilidade em bh

O VALE TRANSPORTE é obrigatório desde que haja necessidade por parte do empregado e deve ser fornecido através do VALE TRANSPORTE propriamente dito ou CARTÃO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA. Somente assim o desconto feito em folha de pagamento será válido e a empresa não correrá o risco de ter o valor do vale transporte incorporado ao salário (o que acontecerá se for feito em dinheiro).

O FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO somente poderá acontecer e gerar benefícios fiscais se a empresa estiver cadastrada no PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR de modo a evitar que o valor referente à alimentação incorpore ao salário para fins de pagamento de encargos sociais, férias e 13º salário.

FÉRIAS

 

Contabilidade em bh

Sempre que receber o relatório PREVISÃO DE FÉRIAS encaminhado pela CONTABILIDADE, preenchê-lo imediatamente e devolver para a Contabilidade em Belo Horizonte.

Sempre que for alterar uma data prevista para férias informar a CONTABILIDADE.

Sempre que receber o AVISO DE FÉRIAS e o RECIBO DE FÉRIAS, após assinatura do empregado devolver junto com a documentação contábil do mês imediatamente posterior para a Contabilidade em BH.

Ficar atento para não ocorrer acúmulo de dois períodos de férias vencidos (se isto acontecer o pagamento deverá ser feito em dobro pelo empregador). A Contabilidade em BH não se responsabiliza por férias vencidas.

MEDICINA E SEGURANÇA NO TRABALHO

 

Contabilidade em bh

O PCMSO é obrigatório para qualquer empresa a partir de 1 empregado e é composto de 5 exames médicos obrigatórios:

  • Pré Admissional (Antes da Admissão do Empregado)

  • Periódico a cada UM ANO para empregados entre 18 e 45 anos e anual para os fora desta faixa. Conforme o cargo e convenção coletiva de trabalho a periodicidade pode ser anual para os dentro da faixa ou intervalos menores.

  • Mudança de função (quando o empregado for mudar de cargo com características diferentes do anteriormente ocupado)

  • Retorno ao trabalho (quando o empregado estiver ausente de sua atividade laboral por mais de 30 dias, exceto férias).

  • Demissional (no processo de desligamento da empresa e antes disso ocorrer).

O PPRA-PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS é também obrigatório para qualquer empresa a partir de 1 empregado.

É um estudo a ser desenvolvido por profissional da área de segurança no trabalho.

Toda empresa é obrigada ao fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI para os seus empregados, conforme determinado no PPRA.

A empresa não pode cobrar do empregado nada do que for pago na área de MEDICINA E SEGURANÇA NO TRABALHO.

DISPENSA OU DEMISSÃO

 

Contabilidade em bh

Quando o empregado pedir demissão ele deve fazer o pedido de PRÓPRIO PUNHO e a contabilidade ser informada no mesmo momento. Ver sempre e antecipadamente se haverá inclusão de faltas, adiantamentos e adicionais.

Quando a empresa decidir demitir com ou sem justa causa ela deve contatar a contabilidade para orientações, antes de fazê-lo. Ver sempre e antecipadamente se haverá inclusão de faltas, adiantamentos e adicionais.

Prazos para acerto

Aviso Prévio Trabalhado – O acerto deverá ser feito no primeiro dia útil após o término do aviso.

Sendo Aviso Prévio Indenizado o prazo será de dez dias corridos a contar da data da entrega do aviso.

Tanto em Pedido de Demissão como Dispensa deve acontecer imediatamente o EXAME MÉDICO DEMISSIONAL e a entrega da CTPS para anotações e baixa na contabilidade.

PRAZO PARA ENCAMINHAMENTO DE DOCUMENTOS

  • Fechamento do ponto pela empresa e envio do resumo para a Contabilidade: Até o dia 25 de cada mês.

  • Envio de ocorrências diversas para lançamento na folha: Até o dia 25 de cada mês.

  • Prazo para a contabilidade enviar a folha: 3 dias úteis após o recebimento do ponto.

A empresa que não tiver nenhuma ocorrência para lançar na folha, deverá informar para a Contabilidade, via e-mail, até o dia 25.

O não repasse das informações acima no prazo determinado, poderá refletir no atraso da entrega da folha de pagamento e tributos.

A Informa Contábil, é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que está apto a prestar serviços de qualidade, proporcionando a você tranquilidade, segurança e trazendo soluções rápidas  e práticas.

Converse um pouco conosco, com certeza podemos te ajudar:

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00