Contabilidade em bh esclarece o Carnê-leão

Contabilidade em bh

Por:Informa Contabil
Artigos

06

Jul 2016

Contabilidade em bh esclarece o Carnê-leão

 

A Informa, contabilidade em bh, ajuda você a entender o que é o carnê-leão. É um programa disponibilizado pela Receita Federal do Brasil – RFB, para que os contribuintes possam apurar o imposto de renda mensal e se for o caso emitir a guia para pagamento. O contribuinte que está obrigado a fazer carnê-leão é a pessoa física residente no Brasil, que venha a receber recursos de outras pessoas físicas ou de pessoas residentes no exterior.

Ressalta-se que o contribuinte que receber valores/salários de pessoas jurídicas não estão obrigados a fazer o carnê-leão.

As atividades mais comuns obrigadas ao carnê-leão, de acordo com a contabilidade em bh são:

* Trabalho autônomo;

* Arrendamentos;

* Intermediários de negociações financeiras;

* Recebimento de pensões, inclusive alimentícia;

* Rendimentos de empréstimos de dinheiro;

* Motoristas de taxi;

* Aluguéis – neste caso podem ser abatido algumas despesas no cálculo do imposto;

* Profissionais liberais que tenham rendimentos recebidos de pessoa física, como: médicos, dentistas, advogados, fisioterapeutas, professores particulares, arquitetos, engenheiros e outras profissões regulamentadas;

Segundo Charles Mazzoni, diretor da contabilidade em bh, a grande maioria dos contribuintes acham que se o rendimento for declarado no Ajuste anual do Imposto de Renda, não haverá problema com o fisco. Engano, quem receber acima dos rendimentos permitidos será autuado em 50% do valor do imposto devido, como punição pela infração a legislação.

Mas nem tudo está perdido, se você receber a orientação de um contador especialista em IR, certamente ele irá te orientar a fazer o carnê-leão retroativo e neste caso você estará sujeito “apenas” ao pagamento dos acréscimos legais do imposto que deveria ter sido recolhido mensalmente.

Para realizar o carnê-leão você não precisa de contratar nenhum especialista, basta fazer uma leitura minuciosa na legislação do Imposto de Renda, baixar o programa para esta finalidade, contar um pouco com sorte e calcular o imposto. É de suma importância ter ciência que o cálculo incorreto pode ser entendido como sonegação, por isso todo cuidado é pouco. Outro ponto importante é que o carnê-leão deverá ser importado para a Declaração do Imposto de Renda.

A Informa Contábil, é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que está apto a prestar serviços de qualidade, proporcionando a você tranquilidade, segurança e trazendo soluções rápidas  e práticas.

 Converse um pouco conosco, com certeza podemos te ajudar:

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00