MEI precisa de contador

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh

29

jul 2019

MEI precisa de contador?

O número de Microempreendedores Individuais – MEI – vem crescendo consideravelmente, seja pela falta de emprego ou pela vontade de começar um negócio próprio. Uma das vantagens dessa categoria em relação às outras é a simplificação das obrigações legais impostas pelo governo. Mas o MEI precisa de contador? O que a legislação diz a respeito da contabilidade? Há vantagens na contratação de um escritório contábil? Descubra essas respostas continuando a leitura do nosso artigo!

Você sabe o que é MEI?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é MEI. O Microempreendedor Individual é alguém que trabalha como profissional autônomo ou tem um micronegócio, com um faturamento anual de até R$ 81 mil. Essa categoria foi criada para que esses trabalhadores informais possam estar dentro da legalidade, principalmente, promover esta formalização com uma carga tributária reduzida.

Quando você se cadastra como MEI, passa a ter um CNPJ e, consequentemente, passa a ter obrigações e direitos de uma PJ; ou seja, deverá pagar impostos sobre as atividades desenvolvidas. Por serem impostos menores do que de pequenas e médias empresas, muitos acham que não há a necessidade de um contador para administrar as suas finanças. No entanto, eles esquecem que as atividades não se resumem apenas no pagamento de impostos reduzidos. Ser MEI vai além disso.

Mas afinal, MEI precisa de contador?

Sob o aspecto legal, não há nenhuma obrigatoriedade de se ter um contador. Se quiser,  uma pessoa pode acessar o site, abrir o seu CNPJ, emitir a sua guia, fazer seus relatórios, sem o apoio de um profissional da área contábil.

O MEI não tem a obrigação de ter um contador, mas ele precisa, sim, desse profissional (aliás, não só ele, mas a grande maioria, inclusive pessoa física, necessita de uma assessoria contábil). É como você ficar doente e achar que não precisa de um médico. Você pode até se automedicar, mas o certo é procurar atendimento médico para uma melhor orientação, um diagnóstico preciso e o correto uso da medicação.

Apesar da legislação dispensar o MEI de efetuar os registros contábeis, existem alguns casos mais complexos, e o contador pode ser um aliado fundamental no desenvolvimento da microempresa. Será essencial buscar o suporte desse profissional.

Não é pelo fato de haver uma maior facilidade na abertura desse tipo de empresa que ela deixará de ter um especialista contábil para auxiliá-la no seu funcionamento.

Sob o aspecto gerencial e administrativo

Desse ponto de vista, é muito importante que o MEI tenha um suporte contábil, porque o contador trabalha com as mutações, as evoluções patrimoniais da empresa. É ele que registra todos os atos e fatos contábeis do seu negócio, e fornece relatórios que auxiliam na tomada de decisões. Por exemplo:

Na contratação de um funcionário

Você vai precisar de uma assessoria contábil para processar a folha de pagamento. Precisará emitir a guia do FGTS, do INSS, cuidar das questões de férias, 13º. É muito importante ter esse auxílio para que você tenha as questões trabalhistas da sua empresa em dia.

Na elaboração do IRPF

Existe um princípio fundamental da contabilidade que se chama “Princípio da Entidade”, que diz que o patrimônio não pode se confundir. É muito comum para os pequenos empresários, especialmente os MEIs, entenderem que a empresa e ele são uma coisa só. É aí que se confunde essa questão do patrimônio, dos recursos que envolvem o seu negócio.

Então, você vai precisar de uma assessoria contábil para te ajudar a fazer a transferência da renda do seu MEI para a sua pessoa física, seu CPF, e na elaboração do seu IRPF.

Na emissão de notas fiscais

Embora o MEI esteja desobrigado da emissão da nota fiscal quando presta serviço para Pessoa Física, a lei determina que ao prestar serviço para outra empresa, uma Pessoa Jurídica, ele está obrigado a emiti-la. Uma assessoria contábil poderá dar a orientação de que ele precisa para que a nota seja emitida da forma correta.

Acompanhamento na hora de enquadrar o seu MEI para uma nova realidade

É aquele momento em que a sua empresa cresceu, e você precisa transformar o MEI em uma ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de pequeno Porte). Essa transformação vai precisar de um escritório especializado que possa contribuir e ajudar nessa transição. É nesse momento que você vai conhecer uma nova realidade, em que a forma tributária é diferente, a forma como você se relaciona com o governo federal é diferente. Você terá novas obrigações fiscais.

Quais as vantagens para um MEI em ter uma contabilidade e um contador para o seu negócio?

Se você ainda não está convencido de que o MEI precisa de um contador, veja a seguir algumas vantagens de ter uma contabilidade para o seu negócio:

Poder contar com o auxílio de profissionais experientes

Profissionais da área contábil são especialistas no quesito empresa. A grande maioria possui experiência o suficiente para fazer com que seu negócio evolua. Pelo fato de trabalharem com diferentes perfis de clientes, muito provavelmente já tenham vivido situações parecidas com as encontradas na sua empresa. Dessa forma, sempre que algo indicar que pode causar algum problema, você pode pedir orientação do seu contador para agir da maneira correta.

Esse, sem dúvidas, é um diferencial significativo.

Ter mais tempo de concentração no trabalho

Quando você contrata uma assessoria contábil para a sua empresa, seu foco se concentra no seu objetivo principal, que é conquistar espaço no mercado. As preocupações fiscais, tributárias e contábeis ficam para o contador. Você terá mais tempo para se concentrar no trabalho. Com maior atenção, você poderá direcionar o seu negócio com mais facilidade, aumentando a sua produtividade.

Poder lidar mais facilmente com as mudanças legais

Contar com uma assessoria contábil atualizada certamente é um diferencial para o MEI, já que a nossa legislação muda constantemente. Isso garante que você não precisa ficar preocupado com as mudanças legais, nem tenha que investir em cursos de atualização para adaptação às novas exigências. Você terá o contador para te deixar informado, podendo elucidar questões que você sozinho não conseguiria.

Aos corajosos de plantão, que se aventuram e tentam resolver os problemas da empresa por conta própria, tenham cautela. Ficou claro que o setor contábil, se não for observado com bastante atenção, oferece riscos aos não experientes e capacitados.

Conclusão

Como você pode observar, MEI precisa, sim, de um contador. Espero que este artigo possa te ajudar na tomada da decisão sobre a contratação de um escritório contábil para a sua empresa.

É preciso manter a contabilidade, e isso quem faz é o contador. Não aquela que a própria pessoa faz, mas uma contabilidade em que se tem o livro diário, um livro razão, o balanço patrimonial, um demonstrativo de resultado… Afinal, uma contabilidade bem feita pode ser a solução para sua empresa, pois ajuda a entender melhor os resultados obtidos. As informações passadas pelo contador são muito importantes, ele vai te orientar para que  você não tenha dores de cabeça futuramente.

Portanto, se você quer ter a sua situação sempre regular, você precisa ter a contabilidade como sua aliada. Mesmo sendo MEI, tenha um contador!

Então, você MEI, precisa de um contador? Saiba que é muito importante o suporte de um escritório de contabilidade que tenha experiência, para poder acompanhá-lo nessa jornada tão importante para você. Nós da Contabilidade Belo Horizonte possuímos uma equipe qualificada, capaz de oferecer muito mais do que conhecimento legal. Damos a devida orientação ao empreendedor sobre diferentes tipos de negócios. Atendemos tanto aqueles que estão regularizando a situação de anos anteriores, quanto os que estão no ano corrente e querem continuar mantendo a sua regularidade. Assistimos todas as suas necessidades.

Se você possui alguma dúvida sobre o MEI, entre em contato conosco. Teremos o  maior prazer em ajudá-lo!

Contrate uma contabilidade em BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Assuntos Relacionados: Contabilidade BH – Cartões de Ponto, Contabilidade para PJ em BH, Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples, Administradora de Condominio bhAdministradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem

 

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00