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Saiba como criar um plano de crescimento para o seu negócio

Por:Informa Contabil
Contabilidade em bh

16

dez 2019

Diversos gestores ficam se questionando em como fazer algo para seu negócio crescer. Muitas vezes esse crescimento é tido como sinônimo de inovação. Além disso, é esperado que a empresa conquiste novos clientes e aumente seu faturamento periodicamente.

A solução mais recomendada para realizar esse desejo é a construção de um plano de crescimento para o seu negócio. Confira agora algumas dicas para conquistar este sonho!

Analise seu público

Um dos primeiros questionamentos que um gestor deve se fazer é: qual o público eu quero atingir?

Conhecer o público de seu negócio é conhecer quais os hábitos e quais as demandas de compra de seus clientes. Diante disso, torna-se possível aplicar ações que possam suprir as suas necessidades e ofertar aquilo que eles procuram.

Um negócio que possui a intenção de crescer poderá fazer isso considerando o potencial de seus clientes e tornando-os verdadeiros aliados de sua marca ou empresa, sempre tendo em vista que eles são os principais agentes do sucesso de seu negócio.

Faça um levantamento dos processos internos

Procure encontrar pontos de melhoria, busque eliminar pequenos erros e tente padronizar e otimizar os seus processos internos, realizando assim um levantamento de seus processos de forma eficiente e segura.  Essas são ótimas medidas para tornar o negócio mais produtivo.

A aplicação destas mudanças, irá influenciar diretamente em seus resultados, colaborando para que suas atividades sejam são feitas com maior qualidade e tenhas os seus custos reduzidos. Outro fator dessa otimização é a melhora da satisfação do público, que faz com que o empreendimento receba mais relevância e se destaque no mercado.

Considere seus colaboradores aliados em sua jornada

Querer crescer não é algo que é alcançado sozinho. Os colaboradores da empresa necessitam estar motivados pelo seu gestor, a fim de trabalhar de forma eficiente e colaborativa, ajudar o seu negócio evoluir. Assim, é possível criar formas que os façam sentir que o trabalho deles tem um profundo valor para a empresa, criando um maior significado para tudo que fazem.

As premiações podem ser consideradas um ótimo exemplo de incentivos pelo bom desempenho de seus colaboradores.  Além disso, se torna uma importante ferramenta de estimulo para que todos possam contribuir para o crescimento da empresa.

Conheça e saiba enfrentar sua concorrência

Ao desejar crescer o gestor deve fazer uma análise de quais são seus concorrentes e não se deixar intimidar por eles.

Isso porque é necessário saber quem são eles e procurar superá-los. Agregue valor a sua empresa, conheça seus pontos fracos, como estão abordando o mercado, o seu preço e crie a sua vantagem competitiva.

Estabeleça o tipo de sua expansão

Ao iniciar o projeto de crescimento, o gestor necessita ter em mente a elaboração de um planejamento estratégico para seu crescimento, desenhando assim quais são as suas metas e objetivos, bem como o prazo. As metas estabelecidas precisam ser bem especificadas. Sendo assim, existem dois tipos de maneiras para impulsionar uma empresa:

  • Crescimento orgânico: ocorre quando o negócio alcança novos clientes por meios próprios, ao criar novos produtos, expandir seus mercados, etc;
  • Crescimento por fusão ou aquisição: acontece quando há uma fusão de empresas. Nem sempre elas necessitam atuar no mesmo setor.

Normalmente, as fusões e aquisições acontecem nas grandes empresas, enquanto o crescimento orgânico é mais comum em empresas consideradas pequenas e médias.

Foque na satisfação do cliente

Sem consumidores, não existe negócio. São eles que geram renda e lucro aos negócios. Assim, durante o momento de crescimento dos negócios, o objetivo deverá sempre ver a satisfação dos clientes.

Tentar crescer de qualquer jeito não é o mais indicado, pois a relação com o público-alvo pode se perder caso a qualidade estiver comprometida.

Estude o momento

Dar um passo maior do que a perna pode ser um grande inimigo do gestor, mas é possível evitá-lo com planejamento adequado e análise de todas as informações de sua empresa. Assim, antes de iniciar a criação do plano de crescimento empresarial, é necessário investigar se o momento financeiro que a empresa vive permite realizar um novo investimento.

Outro fator importante é estudar o nicho de mercado em que sua empresa trabalha. Mercados que não evoluem ou que estão em queda não são completamente impossíveis para o crescimento de uma empresa, mas é possível que atrase o retorno do investimento.

Portanto, através de um plano de crescimento bem estruturado é possível garantir a expansão de uma empresa aconteça de forma segura e organizada. Logo seu empreendimento começará a produzir mais lucros de maneira saudável e conforme o planejado.

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A Informa Contábil é uma empresa de serviços de Gestão Contábil, fundada há 18 anos. Atua nos segmentos de Indústria, Comércio e Serviços, atendendo a diversas empresas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

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