+55 (31) 3332.0544 / [email protected]

Contabilidade x Gestão Financeira

Contabilidade em BH - ECD

Por:Informa Contabil
Sem categoria

12

nov 2019

A grande maioria empreendedora confunde questões financeiras com as contábeis. Muitos acham que contratando um serviço de contabilidade para entregar as suas obrigações fiscais, contábeis, tributárias, também estão tratando da gestão financeira. É bem verdade que ambas estão inter-relacionadas e devem atuar em sinergia, para que as contas fiquem sempre ajustadas e sejam tomadas sempre as decisões mais acertadas para o negócio. Mas elas precisam ser analisadas por óticas distintas. No artigo de hoje iremos mostrar as diferenças básicas entre Contabilidade e gestão financeira, como elas se completam, e como o empreendedor precisa trabalhar isso dentro da sua empresa para uma gestão eficiente. Confira!

Funções diferentes, peças complementares

Fazer um balanço patrimonial ou decidir quanto dinheiro será investido? Fornecer dados para a Autoridade Tributária ou tomar alguma decisão sobre o capital da empresa? Perguntas desse tipo ainda confundem muitos empreendedores. Mesmo sendo peças complementares e estando intimamente ligadas aos números da empresa, a contabilidade e a gestão financeira da empresa são funções diferentes. E saber sobre o que trata cada uma delas é fator determinante para aprimorar a gestão de um negócio. Quando as diferenças são entendidas, há um melhor investimento por parte da empresa e ela prevê e evita mais facilmente os problemas vindos de imprevistos financeiros. Isso se reflete diretamente em aumentos de competitividade.

Portanto, empresários que trabalham com essas duas áreas como aliadas tomam melhores decisões e aumentam a lucratividade. Por isso é extremamente importante que a empresa tenha esse domínio de alguma maneira.

Contabilidade x Gestão Financeira

A contabilidade é fundamental para a sua empresa e até mesmo obrigatória para o seu negócio. A gestão financeira também é imprescindível para que o seu negócio tenha futuro e você possa dominar as finanças da sua empresa. A verdade é que uma não anda sem a outra, mas são coisas diferentes que falam entre si, e que são tratadas com óticas diferentes.

A contabilidade vai tratar muito da questão patrimonial, dos seus bens, dos seus direitos, das suas obrigações; para você fazer uma avaliação do seu estoque, e a chegar até mesmo no seu resultado, no seu lucro. Mas, muitas vezes, o lucro que você tem na empresa não necessariamente está disponível nas suas mãos. Está ali para você utilizá-lo, para comprar uma coisa nova ou para você reinvesti-lo. Às vezes é um lucro que você fez uma venda e não recebeu. E aí é que entra a importância da gestão financeira.

Funções específicas

Sem gestão financeira você não faz contabilidade, e também sem a contabilidade você não faz gestão financeira. Você não pode se iludir e achar que por você ter a contabilidade você tem a gestão financeira ou por você fazer um controle de caixa você tem a contabilidade.

A gestão financeira vai tratar justamente dessa questão da disponibilidade de recursos que você tem, seja para pagar um fornecedor, seja para reinvestir na sua empresa.

A contabilidade vai escriturar, registrar, os fatos passados que há na empresa, as compras, as vendas, os investimentos, o que você colocou de recursos para o negócio se desenvolver. A gestão financeira vai tratar muito mais do futuro, o que você tem que pagar, o que você tem que investir, o quanto você precisa receber, o que fazer para ter mais capital de giro, para obter mais rendimentos financeiros.

As duas são fundamentais

A gestão financeira não é mais importante do que a contabilidade e vice-versa. O que você precisa entender é que é fundamental ter as duas áreas na sua empresa, olhar para os dois pontos. A contabilidade é necessária porque é ela que vai observar para onde você está indo, se está pelo caminho certo ou precisa corrigir. E a gestão financeira é a que vai mostrar qual o caminho que você deve seguir.

Entenda que tanto a visão financeira quanto a visão contábil são fundamentais para o sucesso do seu negócio, para a sua sobrevivência. Mas é importante que você não confunda as coisas, que você consiga ter a percepção de como a gestão financeira e a contabilidade precisam andar juntas para você tomar a melhor decisão para o seu empreendimento.

Conclusão

Como você pode observar, Contabilidade e gestão financeira são duas áreas distintas, mas que precisam andar de mãos dadas para o bom funcionamento de uma empresa, gerando resultados consistentes.

Da mesma forma que existem no mercado profissionais qualificados atuando especificamente em gestão financeira, há contadores capacitados para tratar de assuntos financeiros estratégicos. A consultoria de contabilidade, além de técnicas específicas da área, usa a tecnologia como ferramenta, dando suporte a empresários para tomada de decisão na sua empresa. Ou seja, você pode contar com contadores para, além de tratar das obrigações tributárias, buscar apoio para a realização da gestão financeira do seu negócio.

Nós da Informa Contábil podemos cumprir esse papel com eficiência. Fazemos questão de ter a comunicação financeira do cliente com a contabilidade, mesmo a sua empresa já tenha a gestão financeira. Assim, podemos direcioná-lo e mostrar se ele está no caminho certo ou precisa mudar de direção.

Se precisar de ajuda fale conosco, nós da Contabilidade Belo Horizonte temos uma equipe altamente qualificada que poderá auxiliá-lo em todos os assuntos que envolvem a sua empresa, mantendo-a sempre em dia!

Contrate uma contabilidade em BH de confiança. Entre em contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

[email protected]

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat