Por:Informa Contabil
Artigos
ago 2016
O ano de 2015 e 2016 está sendo infelizmente os anos em que as empresas devem fazer o diferencial para que consigam sobreviver na crise econômica pois é o tempo das vacas magras. Porem vale a pena lembrar que crises vem e vão, mas seu negócio precisa continuar, independente do momento atual.
Confira alguns itens essenciais para se ter em mente na hora de separar os homens dos meninos em momentos turbulentos e de sobreviver na crise econômica.
Mas o ponto principal é: qualquer momento mais complicado te força a parar um pouquinho e analisar o que é realmente relevante para você. Desde reavaliar o peso que você dá para um determinado produto/serviço no portfólio, até pessoas que perdem seus empregos, decidem empreender e começam a realizar seus sonhos através disso.
A moral principal da história é: o que não está sob seu controle, não adianta se preocupar. O que está sob seu controle, ao invés de se preocupar, aja em cima disso!
Os juros elevados, dólar nas alturas, ambiente econômico, político e fiscal alterado, uma avalanche de aumentos de tributos ocorrem de forma rotineira e pode levar sua empresa para o buraco.
Neste ambiente, o controle de saídas de caixa é imprescindível. Em torno de 40% dos custos de um negócio tem a ver com tributos. Portanto, querendo ou não, o empresário nacional é obrigado a gerir muito bem a tributação.
Além do planejamento tributário é recomendada a implementação de gestão minuciosa dos tributos. Não basta analisar este ou aquele tributo, individualmente, mas olhar com a maior atenção o todo.
Um dos “ralos”no meio empresarial são os detalhes: pessoas com excesso de trabalho acabam assumindo áreas críticas, como apuração dos impostos e controles fiscais. Então, no dia-a-dia, acabam em segundo plano o cuidado com as rotinas exigidas parra a apuração, informação e pagamento dos tributos.
Não deixe seu negócio ir pelo ralo, por falta de atenção nos detalhes e por multas indevidas, ou pagamentos indevidos de tributos – faça a gestão tributária de forma eficaz.