Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh
jul 2018
O serviço contábil, hoje, não é apenas essencial, ele é obrigatório. Toda empresa precisa de um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, papéis, alvarás e licenças em ordem. Mas, para ser bem sucedido nessa tarefa tão importante, não apenas é responsabilidade do contador, é responsabilidade também do próprio cliente. No artigo de hoje falaremos sobre as rotinas de um escritório contábil com relação aos seus clientes e como funciona o atendimento baseado nas atividades que ele desempenha. Daremos algumas orientações ao cliente em relação ao cronograma contábil; sobre como agir corretamente dentro dos parâmetros da contabilidade e ter um bom relacionamento com sua assessoria.
Com a Responsabilidade Solidária, institucionalizada no setor contábil pelo Código Civil, o contador assume, juntamente com seu cliente, o encargo por todos os atos ilícitos cometidos por este na gestão de sua empresa, tanto na esfera civil quanto na criminal. Essa medida exige uma parceria transparente e organizada entre clientes e contadores, uma vez que o destino de ambos depende da responsabilidade com que se organiza a contabilidade da empresa.
Os clientes devem exigir o Balancete Contábil, cópias de arquivos de livros fiscais, impostos e encargos com respectivas planilhas de cálculos, cópias de obrigações assessórias e dar atenção aos comunicados e novas leis vigentes.
Compete ao contador, além da contabilização de todas as operações dos clientes, inclusive bancárias, a apresentação do Balancete mensal, devidamente conciliado, bem como auxiliar na gestão da empresa/cliente.
É imprescindível que cliente e contador trabalhem juntos, em consonância, já que agora a responsabilidade é solidária. Portanto, o cliente deve estar sempre em contato com o seu contador (pelo menos uma vez ao mês), seja por telefone, indo ao escritório dele, por e-mail, para averiguar o andamento dos seus documentos, se há alguma pendência, sanar algum tipo de dúvida… Enfim, o estreitamento das relações se tornou muito importante.
Deve haver uma comunicação empresa-contador de forma aberta e clara. Se você não tem um cronograma organizado com o seu contador, enviando as informações dentro do prazo, ele não conseguirá fazer o seu trabalho. O cliente deve se adaptar à rotina do seu contador, ele tem que saber da seriedade do envio das informações dentro do prazo, para que o serviço contábil saia no período correto. Se esse cronograma não for seguido adequadamente, atrapalhará a rotina contábil e a sua empresa será prejudicada.
Um cliente quando é desorganizado, não contribui para o serviço dentro do departamento contábil. Ele não tem os documentos em ordem, não os envia dentro do prazo e não sabe apontar determinados lançamentos que podem ser questionados. Por isso, mantenha sua contabilidade em dia, ajude o contador a entregar a sua obrigação assessória dentro do prazo. Seja um cliente organizado!
O cliente influencia dentro de um departamento contábil porque ele pode colaborar para o trabalho do contador, pode tornar as atividades da rotina contábil muito mais fáceis, ou ele pode simplesmente complicar toda a situação dentro do referido departamento. O cliente precisa se educar para que ele possa ajudar dentro do processo das rotinas contábeis.
O contador deve dialogar com o cliente, mostrando quais os riscos que ele tem ao não fazer os lançamentos de forma adequada; mostrar que o trabalho dele depende muito do trabalho do cliente. Que o cumprimento dos seus prazos depende muito do cumprimento dos prazos do cliente. Que é uma relação bilateral e não unilateral, em que o profissional contábil é o único responsável pelas atividades que acontecem com o seu cliente.
Não é um processo fácil, porém, é um processo que é possível fazer desde que se tenha uma estrutura de educação desse cliente.
É muito comum que alguns clientes não conheçam os tributos, muito menos os prazos de entrega. O contador pode enviar um e-mail, por exemplo, mostrando as obrigações e suas periodicidades, principalmente para os novos clientes que estão começando um negócio.
Nós da Contabilidade BH, para adequarmos as necessidades do cliente com a contabilidade, desenvolvemos um MANUAL PRÁTICO E OBJETIVO DE ORIENTAÇÃO AO CLIENTE INFORMA CONTÁBIL. É um guia prático da dinâmica do dia a dia da contabilidade e cliente, já que dependemos de uma boa gestão desse cliente para conseguirmos cumprir todos os prazos das obrigações assessórias e impostos. Nele você encontrará todas as informações a respeito de prazos e documentações necessárias para uma boa gestão da sua empresa.
Mantenha uma relação de parceria com o seu contador. Faça o trabalho junto com ele, sempre com respeito e seriedade. Entregue os documentos dentro do prazo. Mantenha a gestão de sua empresa sempre atualizada e organizada, para que nenhuma eventualidade possa acarretar em algum prejuízo para você e para o seu contador.
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