Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh
fev 2019
Uma das maiores causas de dúvidas entre os contadores diz respeito aos seus honorários contábeis. Como cobrar um preço justo e competitivo pelos seus serviços, levando em consideração sua formação e a qualificação do seu trabalho? Este é um assunto que deve ser pensado com muita cautela, já que determinará o quanto sobrará para ele no final do mês, após arcar com todas as despesas do seu escritório. Será que o contador está definindo o valor correto? Será que ele calcula preço e lucro? No artigo de hoje, você terá informações sobre como encontrar uma margem de lucro e um valor justo, que não quebre a sua empresa e que seus clientes estejam dispostos a pagar. Confira!
Honorário é o valor cobrado por um serviço a ser prestado. No caso do honorário contábil, essa quantia não tem um valor fixo. Isso porque os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) não fixaram valores a serem cobrados pelos contadores e empresas de contabilidade. Os sindicatos estaduais da categoria é que são responsáveis por estabelecer um piso mínimo, nas chamadas tabelas contábeis. Elas devem servir como base para os profissionais da área terem um valor mínimo a ser cobrado; mas não estipulam valor máximo. Cada um cobra de acordo com o que achar justo.
Mesmo com esse tabelamento mínimo de honorários contábeis, o contador pode analisar se tais tabelas cobrem adequadamente seus custos e dão margem suficiente de lucro, já que cada cliente é diferenciado. Cada um exige diferentes trabalhos e horas de serviços, mesmo se tiver um valor parecido de faturamento, ou até mesmo iguais.
Ainda assim, uma tabela de honorários contábeis não pode ser descartada. Sua principal relevância está na fixação de valores mínimos, de forma a garantir o próprio respeito à atividade do contador e evitar a concorrência desleal.
Como não possui uma tabela fixa para os serviços de contabilidade, a cobrança é realizada com base em alguns fatores. Os honorários são propostos com base na estrutura e na necessidade da empresa do cliente e na estrutura do escritório contábil que ele contrata.
Veja, a seguir, os fatores que devem ser levados em conta na hora do cálculo:
Os honorários contábeis devem ser cobrados de acordo com o tempo que o contador gasta com cada cliente. Cada empresa tem uma necessidade específica, o que demanda toda a atenção do profissional da área contábil. Um telefonema, uma análise de relatórios e documentos, uma visita ao cliente, enfim, tudo compromete tempo. E isso tem um custo, que deve ser repassado no valor final dos honorários.
O custo com a equipe da sua empresa contábil também deve ser cobrado nos honorários.
Você deve verificar quantos funcionários trabalharão com a empresa em questão, e qual o tamanho da demanda da empresa.
O contador deve calcular o custo da hora trabalhada de cada funcionário que estará realizando a tarefa. Além do salário, todos os encargos devem entrar nessa conta. Se uma pessoa vai dedicar 10 horas por mês a esse cliente, por exemplo, e a hora dele custa R$ 40,00, então ele custará R$ 400,00 mensais.
Outras despesas, além das citadas acima e que fazem parte da rotina de uma empresa de contabilidade, também devem entrar nos honorários. Contas de água, luz, telefone, internet, gastos com materiais de escritório, impostos, taxas e contribuições, aluguel, limpeza… A manutenção do sistema contábil em geral, de algum modo, tem que ser repassada para os clientes. Divida esses valores entre os clientes, conforme o tempo e a complexidade do serviço de cada um.
O contador é o profissional que, mais do que ninguém, entende de margem de lucro. Ele não pode viver apenas para pagar contas. É óbvio que o lucro também deve constar no cálculo dos seus honorários. De maneira bem simples, ele é a diferença entre a arrecadação e as despesas da empresa.
Segundo especialistas, a margem de lucro líquido para os escritórios contábeis deve ser a partir de 20% da receita total. Lembrando que cada um deve avaliar a sua empresa e verificar se esse percentual é válido ou não para ela.
Pegue todos os contratos dos seus clientes, faça uma avaliação e verifique quanto cada um está rendendo para o seu escritório. Se necessário, faça ajustes.
Para calcular preço e lucro, além dos fatores relacionados acima, o contador também deve levar em consideração a concorrência. É preciso estar atento e verificar se o seu valor está compatível com o mercado. Não significa que vá desvalorizar o seu trabalho. Mas em um setor tão competitivo, em que cada vez mais surgem empresas online oferecendo serviços mais baratos, é necessário ter bom senso e oferecer preços compatíveis com a concorrência. Mas sem nunca prejudicar seu trabalho realizado e sua margem de lucro.
Portanto, em vez de tentar oferecer preços menores, ofereça um serviço com o melhor custo-benefício e maior valor agregado para o seu cliente. Dê a ele um trabalho especializado, seguro, que mostre o direcionamento correto, que agregue outras tarefas estratégicas. Logo, um valor maior pode muito bem ser cobrado sobre esses serviços. O que importa é que o contador consiga mostrar tudo isso ao cliente e se diferenciar dos serviços mais baratos.
Quando um cliente quer saber quanto custa um serviço, não basta o contador informar o preço. Antes, ele tem que pensar em quais são seus diferenciais, o que a sua empresa oferece em relação às demais.
Se perguntar para o cliente o que ele quer, ele vai dizer que quer preço, qualidade e forma de pagamento. Ele não consegue enxergar o que é de fato o serviço contábil. Se encontrar uma empresa que ofereça um preço mais baixo e que atenda às suas necessidades, ele pode facilmente migrar para ela. O que você pode fazer na sua empresa contábil para que isso não aconteça? Para que ele pague, se preciso, um valor a mais pelos seus serviços?
Entregar valor ao mercado não é algo simples. A percepção do cliente é diferente da do contador em relação aos serviços prestados. Você precisa entender a mente do cliente. O que ele pensa, o que de fato é relevante para ele. Se você conseguir entender isso, terá um aspecto favorável para que possa ter uma condição de preço melhor.
Não basta entender como o cliente pensa, você precisa utilizar o marketing contábil para que consiga convencer esse cliente que você acabou de entender, a contratar ou a continuar utilizando os seus serviços.
Com o marketing contábil você consegue entender melhor a questão da valorização do seu trabalho. Isso vai ajudar, tanto no processo de captação quanto de retenção de clientes.
Vai ajudar a sua empresa se tornar mais conhecida, mais valorizada. Irá aumentar a autoridade nos nichos em que ela atua. Isso pode fazer uma grande diferença no seu serviço contábil.
As práticas de marketing farão grande diferença no mercado de atuação contábil. Assim, você poderá minimizar o impacto que se tem do cliente com relação ao preço.
A grande maioria das empresas ainda não conseguiram fortalecer a sua marca no mercado. É simplesmente um nome, não tem nenhum reconhecimento considerável. Não estou me referindo em âmbito nacional, mas no local em que ela atua, em que ela está inserida naquele momento. As pessoas precisam reconhecer a sua marca, quem é a sua empresa. Ela precisa ter uma identidade no mercado. E para fortalecer isso, novamente entramos na estratégia de marketing.
Existem muitos outros aspectos além do preço. Se você tem um serviço contábil que custe um pouco mais, mas você entrega muito mais valor ao seu cliente, você não estará preocupado com essa guerra de preço. Até porque muitas empresas que cobram muito pouco vendem o “faça você mesmo”, em vez de contratar alguém para fazer. Às vezes, pagar um valor acima vale mais a pena devido ao grau de complexidade de alguns serviços, que o cliente sozinho não conseguirá fazer.
Com essas regras básicas a seguir, o contador terá o seu trabalho valorizado e seus pagamento sempre em dia:
1) Desenvolver uma mentalidade empresarial, tendo a ciência de que o lucro é a razão da existência da empresa;
2) mapear todos os trabalhos que são realizados de maneira detalhada;
3) precificar cada um dos trabalhos, individualmente;
4) apresentar sempre propostas formais, de maneira simplificada, mas detalhada em relação aos trabalhos que serão executados;
5) ser criterioso na elaboração do contrato de prestação de serviços;
6) não aceitar atrasos nos pagamentos de honorários;
7) encantar o cliente.
Agora que você já tem informações para precificar o seu trabalho de forma justa, busque aprimorar cada vez mais os seus serviços para que gerem um impacto de valor no seu cliente. Você pode perceber que o cálculo dos seus honorários contábeis não deve ser baseado apenas em uma pesquisa de mercado e em horas gastas para realização dos trabalhos da contabilidade.
A verdade é que não existe uma fórmula exata para saber como calcular honorários contábeis. Se você proporcionar ao cliente a tranquilidade para trabalhar, sem ter problemas como o Fisco, com funcionários ou com sócios; se você tiver uma comunicação eficaz e se ele conseguir enxergar tudo o que você e sua empresa fazem, ele pagará o preço que você determinar. Afinal, ele acabará vendo esse valor como um investimento, e não como uma despesa.
Lembre-se sempre de ser uma contabilidade que presta serviços, e não preços. Seja um profissional qualificado e que realmente dê toda assessoria necessária ao seu cliente. Consequentemente, ambos terão sucesso em seus empreendimentos.
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