Por:Informa Contabil
Contabilidade em bh
mar 2019
Para você que não tem o próprio negócio ou está em processo inicial, é muito importante saber calcular o valor necessário de investimento para empreender. Ter total controle das finanças é fundamental para a gestão do seu negócio. Dentro desse contexto, os empreendedores estão investindo cada vez mais na elaboração de um Planejamento Financeiro, com o intuito de facilitar o controle das finanças e de obter maior segurança para futuros investimentos. No artigo de hoje você saberá como fazer um planejamento financeiro antes de abrir sua empresa, ajudando a melhorar o seu funcionamento. Confira!
O planejamento financeiro empresarial é uma espécie de mapeamento de todas as ações da sua empresa, é uma projeção de receitas e despesas, que tem por finalidade indicar a situação econômica geral do seu negócio. Com ele, é possível definir quanto de capital está disponível e, assim, direcionar o seu uso. Você terá informações concretas e seguras para fazer ações, estratégias e investimentos, tudo com a finalidade de melhorar a lucratividade e atingir resultados favoráveis para a sua empresa.
Quem faz um bom planejamento financeiro tem muito mais tranquilidade para gerir a sua empresa. Ele é o alicerce para todas as tomada de decisões, para que você tenha o controle orçamentário, tendo maior sucesso nas suas estratégias a curto e longo prazos. Sem ele, possivelmente haverá maior incidência de erros financeiros e insucesso nas suas transações, acarretando prejuízo para o seu negócio.
De acordo com o SEBRAE, a falta de um planejamento financeiro é uma das principais causas de muitas empresas finalizarem as suas atividades logo nos primeiros anos – ou até mesmo meses – de existência. Por isso é fundamental que qualquer negócio, independente do porte ou segmento, faça um planejamento, pois é parte essencial da estrutura empresarial, a base para mostrar onde a empresa está e aonde ela pode chegar.
Com um planejamento financeiro bem estruturado, a sua empresa terá:
*Como você pode observar, essa ferramenta é essencial para que as finanças da sua empresa sejam controladas, em todos os aspectos.
Fazer um planejamento financeiro bem estruturado é primordial para saber onde a empresa está lucrando ou até mesmo dando prejuízo e, assim, ter mais conhecimento e segurança nas suas tomadas de decisões.
Quem está começando pode encontrar alguma dificuldade na hora de realizar o seu planejamento. Pensando nisso, elencamos, a seguir, alguns passos fundamentais, para que você possa elaborá-lo com precisão, deixar as finanças equilibradas, gerenciar o orçamento e analisar as metas:
1) Reconhecer a situação real da empresa
Reconhecer a situação real da empresa é o primeiro passo para dar início ao seu planejamento financeiro. É necessário delimitar condições, avaliar tempo de mercado, pontos positivos e negativos, tipo de produto/serviço oferecidos, público-alvo, a forma de comunicação com os clientes… enfim, todas as características que fazem parte do perfil do negócio.
O auxílio de uma planilha financeira, de preferência uma que esteja customizada com os serviços da sua empresa, pode ser a maneira mais prática de organizar e mapear todos os ativos e passivos neste momento. Facilitará para o empreendedor efetuar as mudanças necessárias.
2) Projetar diferentes ambientes
Feito o primeiro passo, dados valiosos são obtidos, capazes de dar a segurança para a realização de mudanças e tomadas de decisões. É possível se preparar para lidar com qualquer situação, a qualquer momento, sejam elas positivas ou negativas.
Faça um levantamento das despesas fixas e variáveis, alinhe a estrutura dos gastos, estabeleça metas e projete o ciclo operacional em todos os ambientes possíveis: momento de crise? Aumento da demanda? Estagnação? Ao definir ações para cada situação, você estará criando um planejamento ainda mais completo.
3) Traçar plano de ação
Concluídos os passos 1 e 2, é hora de colocar tudo o que deve ser feito no papel. Dessa forma você terá registrado todas as ações que devem ser tomadas, e estará pronto para enfrentar as eventuais mudanças no seu segmento:
4) Calcular preço ideal para produto/serviço
O valor do produto ou serviço oferecido é determinado pela análise de custo de produção, expectativa de lucro, pró-labore dos sócios e outras despesas. O preço deve sustentar todos estes gastos, promovendo o crescimento da empresa. Caso não, é preciso que haja uma reavaliação.
5) Utilizar tecnologia para se organizar
Há várias plataformas que auxiliam gestores na realização do controle financeiro da empresa. Com essas ferramentas é possível controlar todo o fluxo de trabalho. Elas são responsáveis por organizar históricos de saídas e entradas, gerar relatórios em tempo real caso seja necessário, controlar a emissão de responsabilidades fiscais, como as notas emitidas, etc.. Você tem mais facilidade para ver o andamento da sua empresa, obter resultados mais rápidos e ganhar tempo para focar na parte estratégica do planejamento financeiro.
6) Envolver a equipe
Envolver a equipe no seu planejamento é essencial, pois uma empresa não vai para frente se não contar com o apoio de outros colaboradores. As decisões estratégicas podem ser sua responsabilidade, mas, em determinados momentos, os controles devem ser compartilhados com aqueles que também fazem parte do negócio, como o controle do estoque alinhado à equipe de vendas. Um negócio também pode ser diferenciado dos demais quando ele é internamente saudável.
Viu como é essencial fazer um planejamento financeiro antes de abrir a sua empresa? Deu para perceber que ele é um dos pilares para o bom funcionamento do seu negócio. Quanto mais detalhado ele for, mais preparado você estará para lidar com as situações que poderão surgir, correndo riscos calculados, antecipando-se de possíveis imprevistos, não sendo pego desprevenido.
Antes de iniciar o planejamento da sua empresa, procure o auxílio de um profissional contábil; essa tarefa exige conhecimentos relacionados à organização do fluxo de caixa, à necessidade de criar mais capital de giro, ao processo de contas a pagar e a receber, entre outros. Nós da Contabilidade Belo Horizonte teremos o prazer em auxiliá-lo nessa questão, ajudando a traçar planos certeiros e a tomar decisões com segurança para reverter qualquer eventual problema. Você terá todas as informações de que precisa para começar a colocar a sua estratégia em prática, facilitando a organização da sua empresa, e fazendo de você um gestor de sucesso!
Assuntos Relacionados: Contabilidade BH – Cartões de Ponto, Contabilidade para PJ em BH, Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-social, Dicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresas, Contabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federais, Contabilidade em bh orienta na administração do tempo, Contabilidade em BH orienta Programa 5S, Contabilidade em BH e a Administração de Pessoal, Escrituração Contábil de Contabilidade em BH – Procedimentos, Contabilidade em bh esclarece o Carnê-leão, Contabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresa, Administradora de Condomínios em BH é nota 10, Melhor contabilidade de bh, Contabilidade no prado bh é a Informa Contábil, Fazer IRPF com contador em bh, Contador BH explica IRPF, Contador Luxemburgo BH faz IRPF, Contador Lourdes BH faz IRPF, Contador Sagrada Família BH faz IRPF, Contabilidade bh alerta sobre fraudes cnpj, Contabilidade em bh – transformação digital, Contabilidade em bh – digitalização de documentos, Contabilidade em bh – saia da crise, Contabilidade Igarape MG, Contador Igarape explica IRPF, Contabilidade Igarape faz diferença, Contador Igarape faz IRPF, Contabilidade Condominios BH abre CNPJ, Contabilidade Igarape – CNPJ, Contabilidade Igarape com qualidade, Contabilidade BH – Obrigacoes acessorias, Contabilidade BH – Alteracao Contratual, Contabilidade Betim – Alteracao Contratual, Contabilidade Betim – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Contagem – Alteracao Contratual, Contabilidade Contagem – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Nova Lima – Alteracao Contratual, Contabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Lagoa Santa – Alteracao Contratual, Contabilidade Igarape – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Igarape – Alteracao Contratual, Contabilidade BH – Opcao Simples, Administradora de Condominio bh, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e Obrigações, Administradora Condominios Betim – Salario Sindico, Administradora Condominios Contagem – Salario Sindico, Condominios precisam Administradora Condominios Contagem