Por:Informa Contabil
Contabilidade em bh | Contabilidade por regiao
maio 2019
É preciso ficar atento a um velho ditado que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. Ainda mais nos dias de hoje, com muitos concorrentes, qualidade semelhante, preços similares… Este antigo ditado precisa ser levado a sério por pessoas e empresas que desejam ser bem sucedidas. É preciso fazer a diferença para que os clientes possam valorizar o produto/serviço oferecido, e que esse diferencial possa ser visto, conhecido, divulgado. E a melhor maneira de fazer com que isso aconteça é tendo um bom relacionamento, com esse cliente, oferecendo um bom atendimento, seja no mercado contábil, no imobiliário, no varejo; ele é fundamental para todos. No caso da contabilidade, existe uma influência muito grande do profissional que executa o serviço, que deve estar preparado para lidar com as deficiências, as necessidades e as dificuldades que o cliente tem. Confira tudo isso neste artigo!
Mesmo o profissional contábil já sendo muito bom no que faz, é importante que ele procure adquirir mais habilidades para cada dia melhorar sua performance e atender o seu cliente. Não prestar um serviço por prestar, mas diferenciado. Essa é a questão do bom atendimento ao cliente. Não se pode trabalhar atendendo as pessoas por atender, mas estar atento às suas necessidades. Não é só considerar mais um cliente, mas a questão da atenção, seja de um fechamento de folha, uma resposta rápida de um e-mail, ligar, dar uma atenção com boa vontade… Porque muitas pessoas reclamam que quando alguém liga, a sensação é de que é “apenas mais um”. Nem sequer mencionam seus nomes. Veja em que pode ajudá-las, qual as necessidades de cada uma naquele momento… Pois o que faz o cliente ficar é o atendimento. Ligue para entendê-lo, o que falta, do que ele precisa, como você pode ajudar…
Como o mercado contábil não para, está sempre em expansão e em crescimento, deve-se ter pessoas que fazem a diferença para o seu cliente, com proatividade, boa vontade e, principalmente, deixando o cliente feliz.
Dentro desse mercado, houve uma evolução na forma de relacionamento com o cliente. Com a tecnologia, existem muitos contatos à distância, mas ainda é importantíssima a ida desse cliente ao escritório contábil. Um exemplo: há contadores que dão treinamentos em seus escritórios, aproximando empresa-cliente. O motoboy pode ir buscar o malote, trazer toda a documentação, mas a questão do relacionamento com a pessoa que está enviando com a que está recebendo o trabalho, tem que ser de aproximação. Tudo bem que hoje há o vasto mundo da tecnologia, está tudo em sistema, mas saber com quem você lida, quem é o responsável, se você está fazendo tudo certo, é muito importante. As pessoas sentem falta disso, já que não há a aproximação da questão pessoal e profissional em muitas empresas contábeis.
Muitos mudam de escritório de contabilidade porque o contador sumiu, não entrou mais em contato, não conversou, deixou pra lá, aconteceu um problema e não resolveu… Quando se institui um canal de relacionamento com o cliente, você oferece qualidade na prestação de serviços, além de demonstrar uma importância para com o seu público e melhorar os processos no atendimento do seu escritório contábil.
Portanto, quem fizer isso se destaca e sai na frente. Como dizem as pessoas que realizam pesca submarina: “Você só pegará um bom peixe se estiver na água.”.
A ausência de um bom atendimento ao cliente pode ocasionar em uma queda no faturamento do escritório. Supondo que faltando uma semana para término do abril, um contador atenda dezenas de clientes para fazer a declaração de IR. Entretanto, 30% da carteira que não mantém contato frequente com a empresa, acaba não solicitando o serviço. Por ter deixado de criar um vínculo devido a ausência de comunicação, é aberto um espaço para a concorrência.
Aqui, a situação pode ser resumida com a frase “Quem não é visto, não é lembrado.”.
Além do contato ao telefone, o contador pode criar um melhor relacionamento e atendimento no seu escritório:
Às vezes, o trabalho se resume na entrega do imposto para o cliente. Com tudo isso, consegue-se mostrar muito mais do que o imposto, que é o que, na grande maioria das vezes, o cliente acaba enxergando.
Por isso, independente do que você faz, se é ou não prestação de serviços, trate o seu cliente como amigo, como uma pessoa próxima, como propagandista do seu escritório. Se você faz um bom trabalho, com certeza elas vão lembrar de você e vão te indicar.
Mesmo em tempos modernos, de tecnologia, de inovação, o que fala mais alto é o bom atendimento, a aproximação cliente-empresa/prestador de serviço-empresa; para que essas pessoas tenham sempre o melhor relacionamento e, claro, melhor poder de decisão.
Quando se institui o canal de relacionamento com o cliente, você oferece qualidade na prestação de serviços, além de demonstrar uma importância para com o seu público e melhorar os processos no atendimento do seu escritório contábil. Por isso se torna extremamente necessário estruturar um bom atendimento, porque ser um contador está além da profissão que lida com números e cálculos, trata-se, antes de tudo, de pessoas.
Para nós da Contabilidade Belo Horizonte, a melhor forma de saber o que as outras pessoas pensam e de divulgar quem somos, o que fazemos e como pensamos é participar, estar presente, se relacionar com pessoas que poderão se interessar por nós e pelo que podemos oferecer. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!
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