Cupom Fiscal para Bares e Restaurantes – Como emitir

Por:Informa Contabil
Contabilidade para Bares e Restaurantes

27

dez 2019

Você empreendeu, abriu seu próprio negócio. Vivencia uma rotina dividida em novos pratos e bebidas para seu cardápio e lida com sua equipe de funcionários, tudo está indo muito bem até que chega o momento de emitir as notas fiscais de seus serviços.

Sabemos como este processo pode ser complicado, por isso elaboramos este artigo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre a importância do cupom fiscal para bares e restaurante e como emitir. Quer saber mais? Continue por aqui.

Tipos de nota fiscal

O primeiro passo necessário será entender quais os tipos de notas fiscais, que podem variar de acordo com o tipo de estabelecimento e estado. As mais utilizadas no setor de bares e restaurantes são:

  • NFC-e: Nota fiscal de Consumidor- principal;
  • ECF: Emissor de Cupom Fiscal –cupom fiscal eletrônico;
  • SAT: Sistema Autenticador e Transmissor.

A nota fiscal eletrônica de consumidor (NFC-e), substitui a ECF.  Antigamente, ela dependia diretamente de impressoras homologadas através do governo. O seu principal objetivo é extingui o uso de cupom fiscal, dando mais segurança e agilidade para o comerciante.

O emissor de Cupom Fiscal (ECF), possui certificado digital próprio e mantem os cupons fiscais criados armazenados em sua memória, considerado como baixa de segurança fiscal. De maneira alguma o ECF deve ser confundido como Escrituração Contábil Fiscal.

Já o Sistema Autenticador e Transmissor de cupons fiscais eletrônicos (SAT), começou a operar em 2014 com intuito de documentar de maneira eletrônica todas os arquivos referentes as operações de seu comércio.

O que é necessário para emitir?

Para que um restaurante ou bar possa emitir o ECF, será preciso utilizar um computar com acesso à internet, uma impressora e a adoção de um sistema que faça a emissão de cupom fiscal para bares e restaurantes.

Certificado Digital

O primeiro item necessário ser obter o certificado digital, uma vez que nenhuma empresa consegue emitir notas fiscais sem possuir o certificado digital.

O preço poderá variar de acordo com cada estado e geralmente não demora para ser emitido. Atualmente, existem dois modelos de certificados A1 e A3.

Tenha um CSS

O CSS é o Código de Segurança do Contribuinte, você irá precisar de suas informações para a emissão de ECF, que poderá ser obtida através da SEFAZ de seu estado.

Esta operação deverá ser feita através do próprio site da SEFAZ, utilizando o seu certificado digital. Conte sempre com um profissional de contábil para a realização deste importante processo.

Detalhe o CFOP e ICMS

O CFOP e ICMS, são dados tributários dos produtos que você comercializa em seu estabelecimento. Cada prato ou bebida de seu cardápio deve possuir estes dados.

Por isso se torna importante conhecer os detalhes tributários destes dois tipos de imposto. Para que sua empresa não acabe perdendo dinheiro ou negligenciando a legislação. Em busca de obter melhores resultados é possível realizar aproveitamento de ICMS.

Adote um software para a emissão de cupom fiscal

Atualmente existem no mercado, diversos tipos de softwares e sistemas que integram e tornam o processo de vendas de um bar ou restaurante simples e seguro. Desta maneira, após reunir o seu certificado digital, CSC e dados tributários você poderá configurar o sistema adotado em sua empresa.

Fique atento, ao tipo de software adequado para seu negócio. É possível adotar um software separado para o seu estabelecimento, contudo isso significa que será necessário cadastras cada novo cliente e produto em seu sistema.

Já a adoção de um software de gestão integrado com emissão de NFC-E permite maior agilidade em suas vendas e operações gerencias como por exemplo controle de estoque, envio de dados e notas fiscais para o SEFAZ.

Um bom sistema de gestão para bares e restaurantes que faça a emissão de cupom fiscal deve possuir:

  • Sistema de delivery;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Emissão de comanda eletrônica;
  • Controle de estoque;
  • Controle de comandas e mesas;
  • Dentre outros.

Obrigações fiscais

Cada empresa possui uma obrigação fiscal de acordo com o seu setor de atuação, porte e estado, no qual opera.  Sendo assim, sempre conte com a ajuda de uma contabilidade especializada que possa alinhar todos os seus processos fiscais e tributários.

Contudo, independentemente do tipo de nota fiscal que seu estabelecimento irá emitir seja ele NFC-e ou ECF é importante ressaltar que estes precisam ser armazenados no mínimo cinco anos, caso contrário poderá resultar em multa.

Vem conversar com a gente! A Informa Contábil está comprometida com a realização dos serviços contábeis para seus clientes, através de um sistema da gestão de qualidade em contínua melhoria e observando os requisitos legais e estatutários. Nós podemos te ajudar a compreender melhor todo este processo!

Acesse nosso blog e aproveite para ler nosso artigo: É possível pagar menos impostos? A importância do planejamento tributário para sua empresa.

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat