+55 (31) 3332.0544 / charles@informacontabil.com.br

    • +55 (31) 9 8787-0210

Erros financeiros cometidos por empreendedores antes do nascimento de uma empresa

Erros financeiros cometidos por empreendedores antes do nascimento de uma empresa

Por:Informa Contabil
Contabilidade em bh

10

set 2019

Erros financeiros cometidos por empreendedores antes do nascimento de uma empresa

Independentemente do porte ou segmento, diferentes fatores contribuem para o sucesso de um negócio. No entanto, você sabia que existem problemas que já nascem com as pequenas empresas? No artigo de hoje você saberá quais são os principais erros financeiros cometidos por empreendedores antes do nascimento de uma empresa, e o que fazer para evitar que o seu negócio tenha dificuldades desse tipo. Confira!

A falta de visão empreendedora leva ao fracasso do negócio

Problemas financeiros no dia a dia da empresa sempre irão existir, mas muitos deles já nascem com ela. Se você já tem ou está planejando um negócio próprio, sempre observe com atenção para qual direção será o próximo passo a ser dado. Pode ser que os números mostrem, dentro do seu ponto de vista, que você esteja indo para um caminho correto, mas na prática, você verá que não é bem assim, que você pode estar indo na direção contrária.

Muitas empresas já nascem fadadas ao fracasso porque a maioria desses problemas já nasceram com elas, antes mesmo de ser emitida a primeira nota fiscal, de ser prestado o primeiro serviço ou vendido o primeiro produto. Na verdade, isso acontece porque muitos empreendedores não se planejam da forma correta e acabam pecando pela falta de visão do que pode acontecer com o desenvolver da sua atividade. 

Erros financeiros cometidos por empreendedores antes do nascimento de uma empresa

Basicamente, existem três tipos de erros financeiros cometidos por empreendedores que já nascem com a empresa lá atrás. São eles: 

1) Falta de planejamento

A falta de planejamento é quando o empreendedor simplesmente esquece de colocar no papel um fluxo prevendo o que vai acontecer com a empresa nos primeiros seis meses, doze meses de atividade. Ele deve estudar o que e quando vai comprar alguma coisa, quando e como irá vendê-la, quando o dinheiro vai entrar, quando outras contas irão ser pagas, entre outros. Quando se estuda o fluxo de caixa é que você percebe alguns buracos, a necessidade de cobrir o capital de giro do seu negócio. 

Você tem que investir em maquinário, em estoques, em uma verba para contas a receber. Mas não esquecendo de que também deve haver uma reserva, já que você se encontra naquela fase em que está colocando mais dinheiro do que tirando. Se  não houver esse planejamento no papel, você não terá uma visão clara. Terá a falsa ilusão de que basta montar um pequeno espaço, ter um pequeno estoque, colocar uma margem em cima dos preços que, assim, você terá o resultado. Haverá sim o resultado, mas não possuirá o caixa. 

2) Superdimensionamento

Isso acontece quando você compra mais do que precisa por achar que o seu negócio vai crescer rapidamente. É um problema que decorre muito mais da ingenuidade do empreendedor combinada com a falta de informação sobre o mercado. Ingenuidade porque ele acredita que vai dar certo, falta de informação porque ele não tem dados para fazer uma escolha mais precisa. 

Exemplo

Quando você vai comprar um computador para a sua empresa, geralmente você avalia o modelo ideal. Mas o vendedor te convence que aquele modelo que custa 500 reais a mais é mais completo e com uma melhor durabilidade. O mesmo pode acontecer com outros itens, como o ar condicionado e telefonia, por exemplo. 

Você também começa a perceber que comprando os produtos que você irá comercializar em quantidade maior, o custo unitário fica menor, parecendo ser mais vantajoso. Mas, na verdade, com isso você estará aumentando o custo do fixo da sua operação. O volume de parcelas que você paga pelo computador, pelo telefone, pela reforma, pelo estoque, etc.; todos os gastos associados a esse superdimensionamento somados, ocuparão um espaço na sua conta-corrente.  E isso caberia muito bem, por exemplo, para poder vender mais a prazo, para poder lidar melhor com imprevistos que, obviamente, não estavam planejados. 

Vender mais para ter lucro

Assim, quando se tem custos fixos mais altos, prestações mais elevadas, você precisa vender muito mais para alcançar a faixa lucrativa do seu negócio. Quando o  empreendimento é mais enxuto, você tem um espaço um pouco menor, um computador mais simples, um veículo de entregas mais econômico… Enfim, tendo um custo fixo menor, você mais rapidamente chegará ao lucro. Por superdimensionar, por acreditar que o seu negócio vai crescer mais rapidamente, você assume um custo fixo que tira a liberdade da sua vida e da sua empresa. 

3) Não saber diferenciar os produtos de crédito no mercado

Este é mais um grande erro que os empreendedores cometem antes do nascimento da sua empresa, que é não saber diferenciar os diferentes produtos de crédito no mercado, não saber diferenciar empréstimo de financiamento. Quando se tem recursos financeiros para começar um negócio, muito provavelmente você nem pensará na possibilidade de outras alternativas de crédito, como um empréstimo. Lá na frente, quando o seu capital chegar ao limite, aí sim você vai recorrer aos bancos para solicitar uma cobertura de conta garantida, de capital de giro. Alternativas que estão disponíveis para o empreendedor, mas que custam mais caras do que financiar um veículo, por exemplo.

Planejar os seus recursos

O ideal seria, antes de qualquer coisa, planejar como será utilizado o que você realmente tem de recursos, identificar onde pode faltar caixa e, com o que se tem disponível, ir a uma instituição financeira e barganhar um limite de crédito maior, talvez uma taxa de juros menor, para poder fazer um financiamento. E esse capital disponível, que seria anteriormente usado na compra de equipamentos, fica para tapar um buraco, por exemplo, para pagar o salário do seu funcionário, pagar algum imposto, entre outras coisas. 

Conclusão

Esses são os principais erros financeiros cometidos por empreendedores antes do nascimento de uma empresa. Se você evitá-los e fizer tudo do jeito certo, com planejamento, dimensionando o que será o seu negócio nos próximos meses, muito provavelmente você obterá êxito. Afinal, você terá uma noção clara do caminho a percorrer.

É muito importante que seja feito um diagnóstico do que está errado na sua empresa. E para isso, uma assessoria contábil é essencial, pois você poderá entender melhor os números, se antecipando aos problemas e, assim, ter sucesso nos seus negócios. 

Fale conosco, nós da Contabilidade Belo Horizonte temos uma equipe altamente qualificada que poderá auxiliá-lo em todos os assuntos que envolvam a sua empresa.

Contrate uma contabilidade em BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

 

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

+55 (31) 9 8787-0210

charles@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat