+55 (31) 3332.0544 / [email protected]

Finanças pessoais x Finanças da empresa: Como fazer uma correta separação?

Finanças pessoais x Finanças da empresa

Por:Informa Contabil
Artigos

27

nov 2019

Fazer uma organização financeira e de maneira correta pode, a princípio, parecer uma tarefa impossível para micro e pequenos empresários. E muitas das vezes, eles acabam cometendo o erro de misturar as finanças pessoais com as finanças de sua empresa.

Fazer uma gestão financeira eficiente e organizada, possibilita definir qual será a margem de lucro da empresa com maior precisão, além de prever e eliminar os possíveis gargalos financeiros, reduzindo assim custos desnecessários e aumentando as oportunidades de receita e investimento.

Preparamos para você dicas para controlar adequadamente suas finanças pessoais e empresariais.

Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo para cuidar da organização financeira, pessoal e empresarial, é entender como está o financeiro do empreendimento. Para isso, conte com uma contabilidade como parceira, para fazer um levantamento do lucro real da empresa e os custos fixos, bem como, as despesas pessoais.

Com esse diagnóstico, entenda quais os pontos geradores de receitas e os custos fixos e variáveis, assim será possível identificar o que precisar ser modificado para não comprometer a saúde financeira do empreendimento.

Tenha contas bancárias separadas

Normalmente, empreendedores de micro e pequenas empresas, realizam a administração financeira de seus negócios e sua vida pessoal, por meio de uma única conta bancária. No entanto, ao fazer desta maneira o empresário pode acabar perdendo o controle financeiro e, quando isso acontece, se torna quase impossível, a identificação da lucratividade da empresa e os custos.

Quais os benefícios de possuir contas bancárias separadas?

  • Proporciona maior facilidade para identificar lançamentos (receitas e despesas);
  • Evita que gastos pessoais comprometam a lucratividade e crescimento da empresa;
  • Diminui o risco de pagamentos referente as despesas e custos da empresa atrase por falta de receita;
  • Facilita a comprovação de renda para a receita federal.

Tenha um controle financeiro eficiente

Desenvolver estratégias para otimizar o controle financeiro é essencial para uma melhor gestão de negócio, pois ele possibilita identificar se a sua empresa está sendo lucrativa ou não.  Atualmente existem no mercado diversos modelos de softwares de gestão financeira que podem auxiliar na elaboração e análise de relatórios detalhados.

Auxiliando no controle do seu fluxo de caixa, na identificação de suas entradas e saídas, retorno do investimento, capital de giro etc.

Através de uma maior organização é possível planejar estratégias para o financeiro de sua empresa que poderão ser cumpridas a curto, médio e longo prazo. Em busca de aumentar para o faturamento mensal de sua empresa e a redução de custos desnecessários.

Determine um Pró-labore

Um dos principais fatores que levam a maioria dos empresários a misturarem as finanças pessoais com as empresariais, é a falta de compreensão sobre a lucratividade de seu negócio. E exatamente por não terem este entendimento, acabam fazendo retiradas que prejudicam o capital da empresa.

O pró-labore é o salário de um empresário, este deve articulado de maneira justa e compatível com o financeiro de seu negócio, caso haja sócios é necessário chegar um valor que seja justo para todos e que de maneira nenhuma comprometa a empresa.

Porém, é preciso entender que este dinheiro está saindo do caixa da empresa e que um valor muito alto e incompatível com o investimento e fluxo de caixa do empreendimento, pode acabar fechando suas portas.

Finanças pessoais x Finanças da empresa

Cuide da gestão financeira pessoal

A gestão financeira de uma empresa é uma tarefa obrigatória para que ela possa crescer de forma saudável, contudo a gestão financeira pessoal de seus gestores também precisa ser levada em conta. Um gestor que está com suas finanças em dia, não usará o dinheiro do caixa da empresa para cobrir seus eventuais gastos e despesas pessoais

Uma boa gestão financeira pessoal, irá refletir diretamente na gestão empresarial.

Faça uma reserva mensal

O mercado pode enfrentar crise e seu negócio precisa estar preparado para este momento. Por isso, fazer uma reserva mensal para a sua empresa se torna um fator importante, a fim de poder garantir a sobrevivência da empresa nos momentos de instabilidades ou até mesmo para cobrir um faturamento abaixo do esperado.

O mesmo vale para as contas pessoais. Fazer uma reserva mensal pessoal, também é importante para a sua gestão financeira pessoal. Caso a empresa passe por momentos difíceis, para que você possa ter uma segurança até que o financeiro de seu empreendimento possa se recuperar.

Fazer uma gestão financeira tanto pessoal como empresário de forma correta e assertiva, garante um crescimento saudável para o empreendimento.

E você, tem uma dica prática de como separar o dinheiro pessoal do profissional? Conte para a gente, nos comentários logo abaixo!

Acesse nosso blog  e  perca mais nenhuma dica conteúdo!

Contrate uma contabilidade em BH de confiança. Entre em contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

[email protected]

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat