+55 (31) 3332.0544 / charles@informacontabil.com.br

    • +55 (31) 9 8787-0210

3 Dicas de Planejamento Financeiro Gerencial

Por:Daniel Katz
Sem categoria

31

jul 2022

Planejamento financeiro gerencial

O planejamento financeiro gerencial é importante porque funciona como elo entre o planejamento estratégico e o gerencial, apresentando metas para as unidades de resultado. Sendo estas orientadas pelos objetivos organizacionais estabelecidos no planejamento estratégico. Apresenta ainda detalhes como procedimentos a serem adotados, resultados esperados e recursos necessários para implantação do planejamento, por exemplo.

É relativamente comum os gerentes das áreas se preocuparem com o desempenho de suas unidades. Esquecendo-se muitas vezes do todo e das consequências de suas ações sobre esse todo. O planejamento operacional assume, nesse sentido, uma função objetiva (porque estende referências teóricas à prática gerencial) e integrada. Porque alinha o planejamento operacional ao planejamento tático e estratégico, por exemplo.

É importante destacar que as mudanças organizacionais ocorrem nos três níveis (estratégico, tático e operacional). O que demanda flexibilidade para cada modalidade de planejamento financeiro gerencial. Entre os tipos de planejamento, o estratégico é o menos flexível em decorrência de sua maior amplitude e alcance! O risco inerente ao planejamento estratégico é maior por força do período de análise contemplado (mais longo), por exemplo.

Como realizar o planejamento financeiro gerencial da sua empresa?

Quanto mais organizada a estrutura decisória nos níveis estratégico, gerencial e operacional, melhor tende a ser o desempenho da organização. O planejamento financeiro gerencial, nesse contexto. Tem o papel de ensejar o desempenho desejado por meio do delineamento dos caminhos para atingi-lo. O conceito de estratégia não é recente, pois o mesmo fazia parte da vida do homem primitivo na luta pela sua sobrevivência.

Estratégia empresarial é um plano mestre abrangente que estabelece como a organização alcançará sua missão e os seus objetivos Políticas centrais. Relacionadas às principais atividades da empresa (marketing, produção, compras, pesquisa e desenvolvimento, pessoal, relações trabalhistas). Que são estabelecidas de forma a distinguir uma empresa de outras, incluindo o planejamento da dimensão, da forma! E do clima organizacionais alcançará sua missão e os seus objetivos. Estratégia empresarial é o padrão que integra as principais metas, políticas e sequências de ações de uma organização em um todo coerente Estratégia é um curso específico de ação! Que indica precisamente como uma empresa está utilizando os seus recursos com o fim de alcançar os seus objetivos preestabelecidos, por exemplo.

São palavras-chave dessas definições: regra de decisão, padrão, sequência de decisões, curso específico de ação, políticas centrais, diretriz, plano mestre, programas e conjunto de mudanças competitivas (conforme nossos destaques no texto dos autores). Inexiste uma definição que seja universalmente aceita. Todavia, a maioria delas contempla a palavra “ação”, colocando a estratégia como um norteador de comportamentos. A estratégia do planejamento financeiro gerencial descreve a direção do movimento de uma entidade na direção dos objetivos.

Planejamento Financeiro Gerencial – Dica 1: O que é o planejamento tático ou gerencial?

A estratégia consiste em uma escolha deliberada de um curso de ações entre um conjunto de alternativas de posicionamento do planejamento financeiro gerencial. As ações visam influenciar positivamente o futuro da empresa, destacando- a no espaço de competição. O conceito relaciona-se a questões relevantes para a gestão a exemplo de objetivos e metas de longo prazo, que dão direção a uma organização.

Os programas são planos-sequência de procedimentos necessários para atingir os objetivos estratégicos. Têm o papel de explicitar de que forma os objetivos serão alcançados dentro dos limites impostos pelas políticas. A apresentação das definições acima se deve à necessidade de compreensão da estratégia enquanto conceito e elementos. Pode ser estruturado à luz de seus componentes, a saber, por exemplo:

  • O objeto que corresponde ao ponto central ou elemento relevante do planejamento. Pode se referir a projetos específicos, unidades funcionais ou atividades. Como o planejamento estratégico financeiro, por exemplo.
  • Os elementos estruturais representam os eixos do planejamento. São exemplos de elementos estruturais: objetivos, metas, políticas, programas, entre outros, por exemplo.
  • O tempo é aquele compreendido entre o período de diagnóstico e reconhecimento da realidade, implementação do planejamento e o monitoramento do desempenho estratégico, por exemplo.

Os parâmetros compõem as bases por meio das quais a organização será monitorada. Representam os indicadores que permitem o acompanhamento da implementação da estratégia e a eficiência do planejamento financeiro gerencial, eficácia e efetividade do planejamento. A quarta fase é a de formulação estratégica. Note-se que a qualidade das estratégias elaboradas depende do êxito das etapas anteriores.

Dica 2: Como funciona o conceito de estratégia?

Emitir notas fiscais em bh belo horizonte

Quando alguém fala sobre estratégia de planejamento financeiro gerencial, muitas vezes está tratando de aspectos externos à empresa, da posição no mercado e da forma pela qual a organização se relaciona com elementos do ambiente externo para cumprir suas metas. Embora os livros sobre o assunto também se refiram com clareza a pontos fortes e a pontos fracos internos, frequentemente se supõe que tais aspectos sejam secundários. Na verdade, não o são. A base de uma estratégia pode repousar, por exemplo. Na necessidade de obter uma produtividade! Tal que torne possível chegar a resultados de outra natureza quanto à forma de operar, ao tipo e à abrangência do efeito gerado, por exemplo.

Por exemplo, se o arranjo convencional de recursos materiais e humanos permite alcançar a produção de X unidades, talvez outra forma de combinar esforços, tempo e recursos permita produzir 5X, com alcance e resultados finais mais significativos e mesmo diferentes. O que fazer quando se torna necessário fugir ao convencional no planejamento financeiro gerencial? Em casos desse tipo, temos duas questões imbricadas. Uma delas é a da eficiência ou produtividade. Isto é, da relação entre insumos de um sistema e aquilo que ele produz; trata-se, por assim dizer, de um problema de engenharia.

A outra está em buscar formas não convencionais de arranjar os elementos à disposição para produzir certo resultado: um problema de imaginação. O desafio reside em pensar em formas criativas de estruturar o esforço produtivo que levem a uma produtividade tal que à primeira vista pareceria inatingível. Uma empresa pode se ver obrigada, por exemplo, a abandonar a produção em série de um item para passar a produzi-lo em células que operem simultaneamente. Outra pode pensar em contratar equipes externas para desenvolver certas atividades ao mesmo tempo em que ela desenvolve outras de planejamento financeiro gerencial. Em outro caso, o desejável é poder articular e coordenar os esforços! De forma a combiná-los, tendo flexibilidade para substituir fornecedores conforme a necessidade.

Planejamento Financeiro Gerencial – Dica 3: O que é proposta de planejamento gerencial?

Serviços financeiros em bh/belo horizonte

Serviços financeiros em bh/belo horizonte

Atente para a implementação do processo orçamentário. A prática de elaboração de orçamento demanda, especialmente nas etapas iniciais a participação significativa da cúpula diretiva e dos líderes dos setores, o que nem sempre ocorre com tanta facilidade. Pressupõe alinhamento das ações, o que é complicado em ambientes internos competitivos e autofágicos, com alto grau de conflitos. Os dados que o orçamento apresenta são apenas estimativas, sendo importante a escolha da técnica de estimação mais adequada. O rigor na implementação constitui fator crítico, que extrapola a perspectiva financeira, por exemplo.

A decisão de quanto comercializar envolve uma certa dose de complexidade. De nada adianta prever e programar uma produção de 50 000 unidades se a capacidade produtiva corresponde a 50% dessa quantidade! E a entidade não dispõe de recursos financeiros para financiar a diferença (seja expandindo capacidade, terceirizando ou ativando turnos) no planejamento financeiro gerencial.

A elaboração do orçamento de vendas toma por referência um volume de vendas esperado. Qual a expectativa de mercado em relação ao nosso produto? Em torno dessa informação é que o documento é elaborado, considerando naturalmente os objetivos da organização! Sua capacidade produtiva, estrutura logística e o estilo da administração (se arrojado ou conservador). Os modelos variam, entretanto, alguns campos estão presentes em todos os módulos:

  • Preço de venda, por exemplo;
  • Quantidade estimada, por exemplo;
  • Receita, por exemplo;

Por que contratar um BPO Financeiro especializado para realizar o planejamento financeiro gerencial da empresa?

Trabalhamos com um novo conceito na terceirização de serviços contábeis e oferecemos aos nossos clientes tanto informações como estratégias para “tomadas” de decisão. O Grupo Informa Contábil é composto pelas empresas: Informa Consultoria; Seu Síndico; Sr. Organize. Sempre gerenciando o planejamento financeiro gerencial da sua empresa! Caso você queira saber mais a respeito destas táticas, acesse agora mesmo o link deste site e confira.

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

+55 (31) 9 8787-0210

charles@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat