Por:Informa Contabil
Contabilidade em bh | Contabilidade por regiao
ago 2018
O primeiro ano de uma empresa é crucial para a sua sobrevivência. Devido a erros no planejamento, gestão empresarial inexperiente e expectativas que não se concretizam, muitas não conseguem completar nem o primeiro aniversário. No artigo de hoje explicaremos os pontos mais importantes a serem observados pelo empresário para evitar a falência da sua empresa no primeiro ano de vida, contrariando essa tendência.
Muitos empreendedores até conseguem chegar no auge, mas, por uma série de razões, acabam sendo obrigados a fecharem as portas. Resolvem investir em um sonho de abrir o próprio negócio, mas se esquecem de que eles têm que desenvolver várias habilidades para que realmente possam ter sucesso. Quando uma pessoa resolve empreender em um negócio próprio, ela precisa compreender que nem todo o risco que ela assume irá gerar retorno.
Por exemplo: você resolve abrir uma pizzaria e, para compensar os riscos de um mercado que você não conhece a fundo, decide cobrar mais caro do que a concorrência. O mercado não te perdoará e irá naturalmente boicotar o seu negócio.
Agora, se você tiver como proposta um conceito totalmente novo, com seleção de ingredientes exclusivos, sistema de entregas inovador e outras vantagens que ainda não existem na concorrência. Pode ser que o mercado aceite, sim, pagar a mais pela conveniência, pela inovação e pela sofisticação que você oferece.
Os primeiros meses são os mais difíceis e as pessoas já querem começar vendo resultados. Mas o sucesso de uma empresa depende essencialmente da capacidade dos donos e dos funcionários de aprenderem as informações adequadas do setor em que irão atuar. Para iniciar um negócio, não basta simplesmente gostar da área de atuação ou ter alguma habilidade no que se propõe a fazer. É importante observar que existem fatores que precisam ser levados em conta, como a concorrência e as demandas do mercado. Você deve estar disposto a adquirir os conhecimentos necessários para gerar lucro, tornando o seu negócio sustentável.
A razão precisa ser a base do seu negócio, não a emoção. O problema é que em muitas das vezes a razão é colocada de lado e o negócio passa a ser pautado pela emoção. Os empreendedores ficam focados nas vendas, no reconhecimento e no lucro, e passam a torcer para que o negócio prospere – mesmo sem um planejamento estruturado. Não caia na armadilha de investir todo o seu dinheiro para que o seu negócio dê certo e, por falta de um planejamento, acabe dando errado.
Ao abrir uma empresa, é altamente importante ter calculado o valor necessário do investimento para empreender nos primeiros meses. Deve haver dinheiro suficiente para as despesas com aluguel, funcionários, produtos… Enfim, os custos devem estar bem estruturados para que a empresa possa se manter até chegar a um ponto de equilíbrio, que é quando o faturamento é o suficiente para pagar todas as despesas envolvidas no seu negócio.
É muito comum as pessoas confundirem o orçamento pessoal com o da pessoa jurídica que acaba de nascer. Isso é um erro que pode custar a empresa. O primeiro ponto é saber separar o que é pessoa física e o que é pessoa jurídica. Depois, é importante que se tenha algumas ações de planejamento básicas, para que haja dinheiro nas duas. Faça um planejamento de como será a entrada e saída de recursos na sua empresa nos primeiros meses e, portanto, saber se haverá condições de realizar retirada de pró labore.
Abrir um negócio é um sonho, mas que muitos transformam em pesadelo por falta de planejamento. Tudo deve ser bem pensado e estruturado, desde quem vai ser o seu cliente até o fluxo da entrada e saída de recursos.
Os primeiros meses são os mais difíceis porque as pessoas encontram muita dificuldade em se relacionar com o cliente, em aprender, em entender como se relacionar com aquele nicho especificamente. Com funcionários que vão fazer parte do seu projeto e que em algum momento podem ter algum problema e ter dificuldade para se adequar. É muito importante manter o foco até começar a obter os resultados.
Mantenha-se focado no desenvolvimento do seu produto, nas interações com os clientes, na plataforma do site – caso haja -, na lógica por trás do varejo, no relacionamento com fornecedores; e não necessariamente numa expansão do negócio logo de cara. O foco tem que ser na busca pelo melhor modelo de negócio, pela lucratividade nesse primeiro momento; e isso tentando sempre preservar o máximo de caixa possível. O que mata uma empresa no seu início é a falta de caixa. Portanto, procure ao máximo ser eficiente nas suas operações.
Quando os clientes não compram o seu produto ou o seu serviço, você é obrigado a criar uma estratégia de marketing para conquistá-los. Dependendo do seu mercado, às vezes muito concorrido, você precisa traçar uma linha de inovação para poder entrar nesse setor já maduro, em que já existem pessoas atendendo o seu público alvo.
Dependendo da área em que você irá atuar, o seu público pode não ser aquele voltado para preço, mas aquele que é atraído pela qualidade.
É importante oferecer alguma vantagem que motive o cliente a procurar a sua empresa. Ofereça descontos, programas de fidelidade, etc. Encontre uma maneira de mantê-lo sempre por perto e conquistar novos.
Se você possui pouco dinheiro, faça um investimento menor, criando uma estrutura menor e entrando no mercado de uma forma mais simplificada, para testá-lo; e para poder entender realmente como as coisas funcionam. Só depois fazer um investimento maior e, aí sim, atingir o seu objetivo.
É importante ter isso bem estruturado para que você possa, no seu fluxo de caixa, ter capital de giro necessário para poder manter os primeiros meses do seu negócio. Nunca abra uma empresa sem ter esses custos muito bem definidos, sem ter uma visão muito clara do que você vai fazer; porque um dos pilares da mortalidade das empresas está justamente na falta de capital de giro. Às vezes, as pessoas têm uma boa ideia, um bom negócio, um público alvo, tem mercado; porém ela não consegue se sustentar nos primeiros meses devido à falta de recursos financeiros. Então, antes de colocar o pé na estrada, é necessário entender essa questão de custos, que realmente vai afetar e vai ser peça chave para garantir o seu sucesso nos próximos anos na vida de empreendedor.
Portanto, planeje mais, invista mais tempo para verdadeiramente entender e buscar os recursos necessários para que possa implementar o seu negócio, para ser um empreendedor de sucesso.
Os custos da empresa devem ser previamente calculados: os decorrentes das necessidades de serviços e, principalmente, o das obrigações tributárias, que representam um grande desafio no primeiro ano da empresa para o orçamento financeiro. É muito importante que o empreendedor possa contar com um serviço contábil de qualidade, que ofereça toda a assessoria necessária para o controle da empresa, como o pagamento de impostos, emissão de nota fiscal eletrônica, entre outros; facilitando, e muito, a vida do empreendedor, principalmente no início do seu novo negócio.
Abrir uma empresa não é tarefa fácil. Os desafios do primeiro ano são grandes e muitas das vezes as coisas não acontecem conforme o planejado. É preciso estar sempre atento, identificando os erros e corrigindo-os o quanto antes. Tenha um bom planejamento, aposte forte num posicionamento estratégico e invista num atendimento de qualidade; dê o preço certo aos produtos, nem muito alto, nem muito baixo. Faça uma boa gestão na sua empresa. Instabilidades e incertezas serão obstáculos constantes no seu negócio, mas não perca o entusiasmo, seja resiliente, aguente firme e siga em frente. Com um bom plano estratégico você passará pelos desafios do primeiro ano e terá uma empresa de sucesso!
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