Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh
jul 2018
Antigamente o contador era conhecido como “guarda-livro”, era aquela pessoa que não se relacionava com os outros assuntos pertinentes à gestão da empresa além do Fisco. Hoje isso mudou. Ele se tornou uma importante ferramenta de gestão necessária para realizar trabalhos que trazem um diferencial para a empresa. Neste artigo falaremos a respeito de um desses trabalhos, a Escrituração Contábil, vinculada ao Balanço Patrimonial. Saiba qual a importância e como eles afetam diretamente o desenvolvimento da sua empresa.
A Escrita ou Escrituração Contábil é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios da empresa, todos os acontecimentos que ocorrem e que provocam modificações no patrimônio. Ela é muito mais que uma obrigação legislativa, é um procedimento gerencial imprescindível para o controle interno das administrações e finanças da empresa, interferindo também nos fatores externos, como instituições financeiras, investidores e o Fisco.
Não há como gerenciar uma empresa sem ter os registros do patrimônio arquivados desde o início. Por isso a necessidade de realizar o processo de escrituração contábil com a ajuda de um especialista no assunto.
A escrita contábil é indispensável na gestão da empresa, tanto no âmbito financeiro como no tributário. Mas ela vai muito além de apenas reunir números para questões fiscais e tributárias. Ela cuida dos lançamentos de todos os fatos contábeis. Então, todo e qualquer evento que vier acontecer deve ser escriturado. É com essas informações que o gestor poderá tomar decisões e com isso alavancar ou projetar o crescimento da empresa. Ele pode decidir com segurança os futuros investimentos e planejar a redução de custos, preservando assim o patrimônio da empresa.
A era digital substituiu os métodos de escrituração manuscritos, trazendo vários benefícios para o universo corporativo. Um deles é a possibilidade de utilizar um software de gestão para fins fiscais, que auxilia na organização de documentos e dados. A implantação desses recursos deixa a escrituração muito mais eficiente, tornando o contador um consultor com acesso praticamente instantâneo aos dados mais importantes da empresa.
Confira abaixo alguns outros benefícios que a empresa possuirá ao se escriturar:
Vale a pena ressaltar um benefício, em particular: a legislação fiscal considera isento do imposto de renda a distribuição de lucro aos sócios comprovada na escrituração contábil, o que configura uma vantagem na adoção da contabilidade.
O Balanço Patrimonial está entre os demonstrativos contábeis elaborados através da escrituração, e sua obrigatoriedade está prevista em lei (apenas o microempreendedor (MEI) está dispensado da escrituração contábil). Eles estão totalmente interligados e funcionam como uma espécie de raio-x na empresa, examinando como anda a saúde financeira do empreendimento, se as atividades empresariais geraram lucro ou prejuízo.
Vantagens de se fazer um Balanço:
No Balanço Patrimonial, os bens e direitos se equilibram com as obrigações e as participações dos acionistas. Ele mostra cada item que o integra, e quanto se tem de cada um. Haverá de ter sempre igualdade de ambos os lados. Caso não haja, significa que há erros na contabilidade da empresa.
Conclui-se, então, que a Escrituração Contábil é extremamente necessária às empresas como principal instrumento de defesa, controle e gestão do negócio. A obrigatoriedade existe para que as empresas tenham transparência financeira. Uma empresa que não possui escrituração contábil, não terá condições de planejar seu crescimento. Por isso é interessante que esse procedimento seja feito por contadores especializados nessa área. Contrate profissionais qualificados para efetuarem a escrituração de forma correta na sua empresa.
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