Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh
jun 2018
Provavelmente você já ouviu falar do fluxo de caixa, que é, basicamente a movimentação do dinheiro em uma empresa. É um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, porém, muitos empresários não dão a devida importância, o que é um erro grave. No texto de hoje, vamos falar sobre a importância de organizar o fluxo de caixa de uma empresa e como isso pode ajudar nos resultados.
Fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra em um negócio e a quantidade de dinheiro que sai. Pense nisso como um tanque de água: a água entra no topo e é drenada no fundo. Então, para manter seu tanque cheio, você precisa de mais entradas do que saídas.
A venda de produtos ou serviços de qualidade, as estratégias para atrair novos clientes e o posicionamento da marca no mercado são aspectos muito importantes para qualquer empresa. No entanto, para manter os recursos (humanos e materiais) funcionando, ou seja, “as luzes acesas e as portas abertas”, é necessário ter uma boa gestão e analisar o fluxo de caixa da empresa.
A entrada de caixa é a força vital do seu negócio e vem de fontes como pagamentos de clientes, recebimento de um empréstimo, infusão monetária de um investidor ou juros de poupança ou investimentos. A receita gerada pelo negócio deve permitir que a empresa cumpra os pagamentos com seus fornecedores, funcionários, pague os empréstimos com instituições financeiras (se houver), além de cumprir o pagamento de impostos e taxas. Se uma empresa não gerar dinheiro suficiente para pagar seus compromissos financeiros, entrará em um estágio de insolvência.
A boa gestão do fluxo de caixa começa fazendo uma projeção da receita que será gerada pela venda de produtos e serviços, durante um período específico, estimando os gastos que devem ser feitos durante esse período. A boa gestão do fluxo de caixa deve considerar os momentos em que a receita é gerada e, a partir disso, planejar o desembolso das despesas. Isso permitirá uma revisão das políticas de vendas, períodos de coleta, bem como negociar com fornecedores e planejar os desembolsos de dinheiro.
O fluxo de caixa permite verificar a “saúde financeira” boa ou ruim de um negócio. Se a empresa tiver um fluxo de caixa positivo, ou seja, mais receita é gerada do que as despesas que devem ser feitas, a empresa pode continuar operando sem grandes contratempos. Se, por outro lado, o negócio tiver fluxo de caixa negativo, sua continuidade ao longo do tempo pode ser comprometida, além de ser percebida pelos provedores de capital (entidades financeiras ou investidores) com uma entidade de maior risco. Uma situação de fluxo de caixa negativo pode até afetar a reputação da empresa perante seus clientes, gerando menos oportunidades de fazer novos negócios.
Um erro muito comum cometido pelos empresários é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Isso pode acontecer por diversos motivos, seja para resolver problemas pessoais com o dinheiro da empresa ou até mesmo usando dinheiro pessoal para o caixa da empresa ficar positivo.
Quando o empresário não separa a conta física da jurídica, ele perde o controle financeiro do negócio. Não sabe o quanto tem para pagar fornecedores, funcionários e demais despesas ou quanto poderia reinvestir no negócio. Além disso, não consegue fazer a leitura correta de custos e receitas, o que pode levá-lo a determinar um preço de venda fora da realidade.
Com o fluxo de caixa você tem um controle das contas da sua empresa, sabendo estar gastando e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro.
Através de uma análise de histórico de fluxos de caixas passados, você pode fazer uma previsão de receita e de saída para determinado mês, podendo prever possíveis impactos, que vão desde a sazonalidade até uma possível crise econômica.
Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa ajudam a embasar a tomada de decisão da sua empresa, uma vez que você conhece os históricos de entradas e saídas. Dependendo do tamanho das mudanças que você realizar, a tendência é que resultados venham a se repetir.
Caso você perceba que está prestes a incorrer em um déficit (saldo negativo), será hora de tomar as medidas corretivas. Esta será uma oportunidade para avaliar suas estratégias de gerenciamento de fluxo de caixa. Faça uma verificação semanal ou com mais frequência, se necessário.
Transforme o faturamento em dinheiro e faça um monitoramento permanente das faturas pendentes de cobrança. Lembre-se de que ter contas a receber não significa que o dinheiro entrará na empresa no momento em que você precisar. Negocie com seus clientes termos e condições que favoreçam o desembolso de caixa para sua empresa.
É necessário que sua empresa tenha uma linha de crédito, temporária, para lidar com certas contingências, ou seja, situações em que o fluxo de caixa é passível de déficit. Mantenha um comportamento pontual nos pagamentos derivados de sua linha de crédito.
Um escritório de contabilidade BH organizará o fluxo de caixa da sua empresa para que ele esteja sempre positivo. Dessa forma, seu negócio terá a força necessária para continuar crescendo, através de maior investimento em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias.
Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-social, Dicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresas, Contabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federais, Contabilidade em bh orienta na administração do tempo, Contabilidade em BH orienta Programa 5S, Contabilidade em BH e a Administração de Pessoal, Escrituração Contábil de Contabilidade em BH – Procedimentos, Contabilidade em bh esclarece o Carnê-leão, Contabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresa, Administradora de Condomínios em BH é nota 10, Melhor contabilidade de bh, Contabilidade no prado bh é a Informa Contábil, Fazer IRPF com contador em bh, Contador BH explica IRPF, Contador Luxemburgo BH faz IRPF, Contador Lourdes BH faz IRPF, Contador Sagrada Família BH faz IRPF, Contabilidade bh alerta sobre fraudes cnpj, Contabilidade em bh – transformação digital, Contabilidade em bh – digitalização de documentos, Contabilidade em bh – saia da crise, Contabilidade Igarape MG, Contador Igarape explica IRPF, Contabilidade Igarape faz diferença, Contador Igarape faz IRPF, Contabilidade Condominios BH abre CNPJ, Contabilidade Igarape – CNPJ, Contabilidade Igarape com qualidade, Contabilidade BH – Obrigacoes acessorias, Contabilidade BH – Alteracao Contratual, Contabilidade Betim – Alteracao Contratual, Contabilidade Betim – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Contagem – Alteracao Contratual, Contabilidade Contagem – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Nova Lima – Alteracao Contratual, Contabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Lagoa Santa – Alteracao Contratual, Contabilidade Igarape – Obrigacoes acessorias, Contabilidade Igarape – Alteracao Contratual, Contabilidade BH – Opcao Simples