Contabilidade BH esclarece dúvidas do MEI

Contabilidade BH esclarece dúvidas do MEI

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh

04

Jun 2018

Contabilidade BH esclarece dúvidas do MEI

O número de Microempreendedores Individuais (MEI) vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A cada dia surgem mais pessoas que desejam abrir seus próprios negócios e conquistar o seu lugar no mercado. Atualmente, a legislação dispensa o MEI de efetuar os registros contábeis, no entanto existem algumas ações que são mais complexas e, nestes casos, é necessário a contratação de um serviço especializado. Veja neste artigo os serviços que a contabilidade BH pode oferecer ao MEI.

O que é MEI

O Microempreendedor Individual ou MEI é um tipo de empresa que formaliza quem deseja trabalhar por conta própria. Pode ser MEI quem fatura até R$ R$ 81.000,00 (a partir de 2018) por ano, não é sócio de nenhuma outra empresa e exerce uma atividade permitida pela tabela de atividades do MEI.

O MEI e o escritório de Contabilidade BH

De acordo com a Lei Complementar nº 128 de 2008, que trata do microempreendedor individual – MEI, o empresário dessa categoria não é obrigado a contratar escritório de contabilidade, bem como está dispensado da obrigação de manter uma contabilidade formal.
No entanto, na maior parte das vezes, ser um microempreendedor é apenas uma porta de entrada para um negócio maior no futuro. Então, se uma empresa quer crescer, vai precisar dos serviços contábeis.
Através do serviços de um escritório de contabilidade BH o MEI pode manter organizada sua vida financeira. Ele ajudará na gestão do negócios, a manter o controle do que compra, do que vende e do quanto o MEI está ganhando com seus serviços. Ele também ajuda o microempreendedor a se manter dentro da categoria, respeitando o limite anual de faturamento.

Serviços que um escritório de Contabilidade pode oferecer aos MEIs:

1- Formalização do MEI

Um escritório de contabilidade BH pode ajudar na formalização do MEI. Nesse momento, é  muito importante que as exigências estabelecidas pelo estado e pelo município sejam atendidas, como a consulta prévia e as licenças específicas da atividade.
Apesar da formalização ser efetuada diretamente no Portal do Empreendedor, cumprir as exigências é essencial para a legalização do negócio, como a obtenção do alvará. Isso vai poupar tempo e dor de cabeça ao microempreendedor.

2- Declaração do Imposto de Renda

O MEI precisa declarar o seu lucro líquido no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). Um escritório de contabilidade pode ajudar o microempreendedor nesta tarefa, para que ele não cometa erros e page valores desnecessários. Sem a ajuda de um escritório de contabilidade aumenta a chance de o microempreendedor ter de pagar o percentual máximo no imposto de renda, já que grande parte do lucro obtido é direcionado para pessoa física.

3- Contratação de funcionário e folha de pagamento

A legislação permite que o MEI contrate apenas um funcionário que receba um salário mínimo ou piso da categoria, se houver. Esta contratação segue as mesmas regras das contratações realizadas pelas demais empresas, mas possui algumas especificidades.

Um escritório de contabilidade pode ajudar o MEI  nesse assunto. Questões como o recolhimento da Guia da Previdência Social e do FGTS, envio da RAIS, fechamento da folha de pagamento e outros ítens que o MEI pode ter dificuldades são facilmente solucionadas pelo escritório de contabilidade. O microempreendedor precisa ficar atento a todas as obrigações legais previstas na CLT, para evitar possíveis processos trabalhistas.

4-. Migração para outra forma jurídica

Quando a empresa do MEI cresce, será necessário que ele seja desenquadrado desta modalidade e se tornar uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, mantendo o mesmo CNPJ. Nesse caso, ele precisará de um escritório de contabilidade para fazer as devidas alterações na Junta Comercial e na Receita Federal.

5. Encerramento das atividades

Caso o MEI, por qualquer motivo, desejar encerrar as suas atividades, ele precisará ficar atento a uma série de fatores. Além da realização da baixa no Portal do Empreendedor, para efetivar esse processo é preciso cumprir algumas obrigações, veja quais são:

  • A quitação dos débitos;
  • A regularização das obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas.

O escritório pode ajudar o titular do MEI a resolver tudo isso para que o processo seja tranquilo e para que que ele não sofra penalidades.

Conclusão

Como você pode perceber, o MEI precisa de auxílio para entender toda a legislação, se ajustar a ela e também tomar decisões visando o sucesso de seu negócio. O microempreendedor pode fazer muita coisa sozinho, porém, se quiser ver a empresa crescer, será essencial a contratação de um escritório de contabilidade BH. Se você é MEI e quer ter a melhor solução  para os seus negócios, é melhor você começar a procurar serviços contábeis especializados. Tenho certeza de que você não irá se arrepender.

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Contabilidade BH – serviços para MEI.

Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00