Contabilidade BH – Escrituração Contábil

Contabilidade BH – Escrituração Contábil

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh

16

jul 2018

Contabilidade BH – Escrituração Contábil

Antigamente o contador era conhecido como “guarda-livro”, era aquela pessoa que não se relacionava com os outros assuntos pertinentes à gestão da empresa além do Fisco. Hoje isso mudou. Ele se tornou uma importante ferramenta de gestão necessária para realizar trabalhos que trazem um diferencial para a empresa. Neste artigo falaremos a respeito de um desses trabalhos, a Escrituração Contábil, vinculada ao Balanço Patrimonial. Saiba qual a importância e como eles afetam diretamente o desenvolvimento da sua empresa.

 Contabilidade BH – Escrituração Contábil, o que é?

A Escrita ou Escrituração Contábil é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios da empresa, todos os acontecimentos que ocorrem e que provocam modificações no patrimônio. Ela é muito mais que uma obrigação legislativa, é um procedimento gerencial imprescindível para o controle interno das administrações e finanças da empresa, interferindo também nos fatores externos, como instituições financeiras, investidores e o Fisco.

Contabilidade BH – Escrituração Contábil, qual a importância para minha empresa?

Não há como gerenciar uma empresa sem ter os registros do patrimônio arquivados desde o início. Por isso a necessidade de realizar o processo de escrituração contábil com a ajuda de um especialista no assunto.

A escrita contábil é indispensável na gestão da empresa, tanto no âmbito financeiro como no tributário. Mas ela vai muito além de apenas reunir números para questões fiscais e tributárias. Ela cuida dos lançamentos de todos os fatos contábeis. Então, todo e qualquer evento que vier acontecer deve ser escriturado. É com essas informações que o gestor poderá tomar decisões e com isso alavancar ou projetar o crescimento da empresa. Ele pode decidir com segurança os futuros investimentos e planejar a redução de custos, preservando assim o patrimônio da empresa.

 Contabilidade BH – Escrituração Contábil, benefícios

A era digital substituiu os métodos de escrituração manuscritos, trazendo vários benefícios para o universo corporativo. Um deles é a possibilidade de utilizar um software de gestão para fins fiscais, que auxilia na organização de documentos e dados. A implantação desses recursos deixa a escrituração muito mais eficiente, tornando o contador um consultor com acesso praticamente instantâneo aos dados mais importantes da empresa.

Confira abaixo alguns outros benefícios que a empresa possuirá ao se escriturar:

  • a empresa tem o direito de pedir recuperação administrativa e judicial, caso ela enfrente dificuldades financeiras;
  • terá comprovação formal de todas as obrigações trabalhistas, se houver necessidade de comprová-las;
  • torna possível a realização de perícia contábil para apuração de direitos ou responsabilidades, caso haja divergências entre os sócios da empresa;
  • a manutenção da escrituração contábil dentro das normas da legislação empresarial e fiscal traz parecer favorável à empresa, caso haja auto de infração emitido pelo Fisco por crime contra ordem tributária;
  • entre outros aspectos, facilita a análise das causas que levam um grande número de pequenas empresas fecharem de forma prematura;
  • é fundamental fazer a escrituração contábil, sobretudo se a empresa optou pelo Simples Nacional, para que permaneça enquadrada no regime simplificado de recolhimento de tributos.

Vale a pena ressaltar um benefício, em particular: a legislação fiscal considera isento do imposto de renda a distribuição de lucro aos sócios comprovada na escrituração contábil, o que configura uma vantagem na adoção da contabilidade.

Contabilidade BH – Escrituração Contábil e o Balanço

O Balanço Patrimonial está entre os demonstrativos contábeis elaborados através da escrituração, e sua obrigatoriedade está prevista em lei (apenas o microempreendedor (MEI) está dispensado da escrituração contábil). Eles estão totalmente interligados e funcionam como uma espécie de raio-x na empresa, examinando como anda a saúde financeira do empreendimento, se as atividades empresariais geraram lucro ou prejuízo.

Vantagens de se fazer um  Balanço:

  • verificar posicionamento patrimonial da empresa, conhecendo todos os bens, direitos e obrigações em determinado período;
  • entender as fontes de recursos para os investimentos da empresa;
  • observar a evolução da empresa para tomada de decisões futuras;
  • permitir e dar lastro ao pagamento de dividendos aos sócios da empresa;
  • permitir o planejamento tributário da empresa;
  • fornecer informações úteis para as partes interessadas – stakeholders;
  • evitar problemas com a fiscalização.

No Balanço Patrimonial, os bens e direitos se equilibram com as obrigações e as participações dos acionistas. Ele mostra cada item que o integra, e quanto se tem de cada um. Haverá de ter sempre igualdade de ambos os lados. Caso não haja, significa que há erros na contabilidade da empresa.

Contabilidade BH – Escrituração Contábil

Conclui-se, então, que a Escrituração Contábil é extremamente necessária às empresas como principal instrumento de defesa, controle e gestão do negócio. A obrigatoriedade existe para que as empresas tenham transparência financeira. Uma empresa que não possui escrituração contábil, não terá condições de planejar seu crescimento. Por isso é interessante que esse procedimento seja feito por contadores especializados nessa área. Contrate profissionais qualificados para efetuarem a escrituração de forma correta na sua empresa.

Contrate uma contabilidade BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00