Contabilidade BH – Quais testes utilizar no recrutamento e seleção da minha empresas?

Contabilidade BH - Quais testes utilizar no recrutamento e seleção da minha empresas?

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh

08

fev 2019

Contabilidade BH – Quais testes utilizar no recrutamento e seleção da minha empresas?

Contratar o candidato ideal para sua empresa é o sonho de qualquer recrutador. Afinal, acertar na escolha contribuirá para a formação de uma equipe de sucesso, o que fará com que aumente e melhore os resultados gerados para o seu negócio. Entretanto, muitos recrutadores não têm noção do que uma escolha errada em um processo seletivo pode causar. Como gastos desnecessários com abertura de novas seleções e contratações e processos demissionais (turnover). Por isso, para ter êxito no processo de contratação, acertando na escolha de um bom profissional, o ideal é apostar em ferramentas que ofereçam  informações mais exatas a respeito dos candidatos. Os testes para recrutamento e seleção de funcionários desempenham bem esse papel. Eles possuem grande influência nos resultados da organização e no desenvolvimento de talentos. No artigo de hoje, nós da Contabilidade Belo Horizonte separamos alguns desses testes para você utilizar no recrutamento e seleção da sua empresa e, assim, encontrar o candidato ideal para a sua vaga. Confira!

Contabilidade BH – Importância do recrutamento e seleção de pessoal

 Fazer o recrutamento e a seleção de candidatos é, sem dúvida, uma tarefa desafiadora. Os requisitos desejados para o cargo não são encontrados apenas na avaliação do currículo. É necessária a realização de alguns testes, de forma a avaliar o perfil e as habilidades do candidato.   Por meio deles, as empresas vão além da análise superficial das suas qualificações. Os gestores irão alinhar o perfil do candidato à cultura e valores da empresa, buscando aquele que possui as competências desejadas para o cargo.

Para a identificação do seu perfil é preciso observar como ele toma decisões, age sob pressão, quais suas motivações… Enfim, conhecer suas habilidades técnicas e seu perfil psicológico.

Mapear o perfil dos candidatos com testes para recrutamento e seleção oferece maior assertividade, evitando contratações equivocadas e, como dito acima, gastos com turnover.

Contabilidade BH – Quais testes utilizar no recrutamento e seleção da minha empresa?

 Para que essa assertividade na contratação de um candidato seja real, é importante aplicar os testes de recrutamento e seleção que mais combinem com a sua empresa e o cargo a ser ocupado. Confira, a seguir, alguns dos principais testes, para que você possa escolher o melhor profissional para o seu negócio:

1) Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)

O teste de raciocínio lógico tem como objetivo principal analisar o desempenho do candidato na hora de solucionar algum problema, interpretar textos, planejar ações e tomar decisões em um curto intervalo de tempo. É o teste mais utilizado pelas empresas pelo fato de observar a capacidade que a pessoa tem de pensar logicamente sobre as diversas situações do cotidiano. Quem tiver êxito mostrará que é capaz de desenvolver questões com rapidez e clareza, habilidade bastante cobiçada pelos recrutadores.

 Esse teste permite verificar se o candidato tem o potencial necessário para desenvolver as atividades exigidas pelo empresa em que ele pretende ingressar.

2) GMAT (Graduate Management Admission Test)

De origem norte-americana, este teste de admissão tem sido usado no lugar do teste de raciocínio lógico por algumas empresas. O GMAT busca o que chamamos de “inteligência mental” e a habilidade de tomar decisões sob pressão de tempo. Não é como uma prova convencional, é uma prova “interativa”, em que o nível das questões depende do desempenho do candidato. Se ele for bem, começam a vir questões mais complexas, que valem mais pontos.

3) Teste Cultural ou Fit Cultural

Além das experiências e competências técnicas, hoje o fit cultural também é critério determinante para escolher o candidato ideal. O conceito se refere ao comportamento e ações do candidato estarem próximos ao esperado pela empresa; ao alinhamento entre os valores do profissional e a cultura organizacional da empresa.

Muitas empresas colocam o fit como um dos principais critérios para contratação. Não basta que o candidato apresente os conhecimentos e habilidades adequados, é crucial que ele tenha valores iguais ou próximos aos compartilhados pela empresa. É necessária uma afinidade cada vez maior entre as duas partes, pois quando pensam e agem de modo similar, há sinergia e potencial para obtenção de sucesso.

4) Big Five (ou os 5 grandes fatores)

Ótima ferramenta para otimizar e aumentar a precisão das contratações. É possível conhecer a fundo a personalidade do profissional, aumentando as chances de acerto na admissão. São analisados cinco critérios de personalidade: abertura ao novo (novas experiências), capacidade de autocontrole (conscienciosidade), habilidade em interação com pessoas (extroversão), demonstração de empatia (amabilidade) e instabilidade emocional (neuroticismo). De acordo com essas cinco dimensões, a partir de um teste, as características da pessoa podem ser avaliadas. Isso facilita a adequação ao cargo, ou seja,  ela será colocada em vagas mais apropriadas ao seu perfil, para que o seu potencial seja valorizado ao máximo.

Esse método também pode ser utilizado na montagem de equipes e nas transferências de cargos.

5) Teste de Administração do Tempo (ADT)

Este teste é utilizado para que se avalie e entenda como o candidato utilizará o próprio tempo no trabalho. Se ele será capaz de organizar e de dar conta de suas tarefas. O recrutador pode elaborar uma atividade para verificar como o candidato a resolverá sob pressão, e como ele reagirá na sua execução.

Com o teste ADT é possível analisar questões como tempo desperdiçado, planejamento, diagnóstico de problemas, estabelecimento de prioridades, etc..

Ele é formado por um conjunto de 96 perguntas diretas e objetivas, divididas em 16 áreas. Pode ser aplicado por psicólogos ou profissionais de RH. As respostas facilitam o diagnóstico de tempo desperdiçado e ajudam a solucionar problemas relacionados ao gerenciamento do tempo. É um teste bastante valorizado na seleção de executivos, supervisores, secretários e gerentes.

6) Inventário de Sintomas de Stress

Entre outras situações, esse teste possibilita compreender as condições de saúde psicológica do candidato, o que pode fazer toda a diferença no seu desempenho em determinados cargos. Os resultados do teste indicam a presença ou não de alguns sintomas importantes, como a ansiedade e nervosismo. Profissionais muito estressados são menos produtivos e mais propensos a desenvolverem doenças.

7) Teste DISC

A palavra DISC abrevia Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C). A Metodologia DISC é um dos testes de maior sucesso para avaliação comportamental.  Desenvolvido pelo criador da Mulher-Maravilha, William Moulton Marston, consegue definir o estilo que predomina no profissional. A ideia é que o recrutador avalie com precisão o perfil do candidato. Seja lidando com desafios, regras, mudanças e no poder de influenciar pessoas.

Ele possui um questionário com 16 perguntas, em que o próprio candidato responde sobre como ele se definiria.

Contabilidade BH – Conclusão

 Como você pode observar, os testes de recrutamento  e seleção da sua empresa são essenciais para a integração de talentos, formação de equipes capacitadas e melhor desempenho da empresa. Lembre-se de que esse desempenho pode se desdobrar de uma seleção bem feita ou mal planejada; por isso o envolvimento dos gestores é fundamental para uma seleção eficiente.

Em um ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico e que demanda características como flexibilidade, iniciativa e autonomia, é preciso avaliar o candidato sobre diferentes ângulos. Portanto, procure escolher testes que avaliem atenção, agilidade, disposição do candidato para conversar, raciocínio lógico, naturalidade e forma de agir nas mais variadas situações. Esses testes são úteis e confiáveis, mas devem estar de acordo com o contexto em que serão aplicados.

Nós da Contabilidade Belo Horizonte teremos o enorme prazer em auxiliá-lo na escolha do melhor método que será utilizado no processo seletivo da sua empresa. Você terá a garantia de que estará fazendo uso de uma metodologia adequada para o público que estará sendo avaliado.

Conheça também: CONTABILIDADE PARA PJ EM BH

Contrate uma contabilidade BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00