+55 (31) 3332.0544 / [email protected]

Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise do novo coronavírus

pequenas empresas

Por:Informa Contabil
Artigos

15

out 2020

A ameaça do novo coronavírus está afetando a vida dos pequenos negócios. Neste momento difícil em que nos encontramos, vários desafiam assolam as pequenas empresas. Afinal, essa crise pegou muitos empreendedores desprevenidos, o faturamento caiu, porém os boletos não param de chegar. Para tentar amenizar  essa situação, no artigo de hoje, reunimos algumas dicas para você tentar adaptar o seu negócio durante a crise. Tentar fazer uma melhor gestão financeira da sua empresa, liberar caixa e, com isso, passar pela crise financeira em melhores condições. Confira!

 

É hora de eleger prioridades

Com a pandemia  e o consequente isolamento social, mesmo quem consegue abrir o estabelecimento não tem público para consumir. E os micro e pequenos empresários acabam sendo os mais afetados. Por isso agora é hora de eleger prioridades, adotando estratégias para o dia a dia das pequenas empresas durante esse período. 

 

Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise do novo coronavírus 

Muitos empreendedores não sabem o que fazer para sobreviver nessa pandemia. Para ajudar, observe essas dicas para que as pequenas empresas consigam enfrentar a crise causada pelo novo coronavírus:

 

Projeção das receitas e despesas para os próximos meses

Antes de qualquer coisa, você precisa separar a pessoa física da pessoa jurídica para entender quais são, de fato, as despesas da sua empresa. Muitos empreendedores cometem esse erro de misturá-las, levando seus negócios a fecharem as portas.

Se você não faz o fluxo de caixa, agora é o momento de começar o quanto antes.

 

Despesas

Quais são os custos fixos mensais e quais são os custos variáveis da sua empresa? Quanto é necessário de capital para ela funcionar durante um mês sem receita? Quanto de dinheiro será necessário para manter o seu negócio pelos próximos meses dessa crise? 

Se você não tem respostas para essas perguntas, precisa parar agora, sentar e listar suas despesas. Comece calculando tudo o que sai: água, telefone, aluguel, salários… e negocie.

Para segurar despesas, dê férias aos funcionários.

 

Adiamento do pagamento de impostos 

O governo prorrogou o pagamento do Simples Nacional para micro e pequenas empresas devido à crise. Se você não tem uma reserva, um caixa para sua empresa enfrentar esses meses de baixo faturamento, ou até mesmo faturamento zero, prorrogar o pagamento do DAS é uma alternativa para fazer caixa neste momento. Analise a situação do seu negócio. 

 

Adiamento do pagamento de dívidas com bancos

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – e seus 5 maiores bancos estão dando um prazo maior para pagamentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas, para contratos vigentes em dia, limitados aos valores já utilizados. 

Portanto, se você fez um empréstimo ou um financiamento para a sua empresa, ou até mesmo para você, caso não possua caixa para sobreviver a esse meses de crise, ligue para a sua instituição bancária e pergunte sobre essa possibilidade de estender 60 dias para pagar essas dívidas.

 

Corte de custos

Cortar custos é essencial em qualquer negócio, ainda mais nesse momento atual de crise. Analise o que é possível cortar, o que não é essencial na sua empresa e reduza. Se você começou alguma obra de expansão, agora não é o momento para isso. 

Renegocie com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir os seus compromissos, como os contratos de aluguel, contratos com empresas terceirizadas. Faça isso o quanto antes, pois essa negociação pode trazer fôlego para o seu negócio. Assim, você poderá manter gastos e despesas que não podem ser adiados. 

 

Linha de crédito 

Você já cortou os custos, enxugou o que dava, mas mesmo assim não tem caixa para pagar as contas essenciais da sua empresa. Uma alternativa é buscar linhas de crédito. 

Com a finalidade de apoiar financeiramente as pessoas jurídicas com faturamento anual o governo disponibilizou linhas de créditos para empresas, como o PRONAMPE.

Procure o banco, estenda a sua linha de crédito e faça um plano de pagamento justo e condizente com a situação.

 

Vendas on-line e entregas em domicílio 

Use e abuse das mídias sociais e do delivery. O seu negócio está nas mídias sociais? Como o cliente está mais em casa, mostre a ele que é possível comprar seu produto de outras formas. Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda on-line, esse é o momento ideal de iniciar. Seja através de um e-commerce ou outras mídias. Você pode adequar o seu negócio, seja criativo. Venda serviços adiantados, ative as redes sociais, pense em formas seguras de fazer entrega por delivery e crie uma rede forte no seu bairro. 

 

Faça promoções 

Grandes lojistas já estão aproveitando para fazer promoções dando frete grátis para os clientes, estimulando as compras on-line. Outros prestadores de serviço estão criando cartões-presente com desconto para as pessoas comprarem agora e utilizarem depois. Pense nisso, faça algo que estimule suas vendas.

 

Conclusão

Essas foram algumas dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise do novo coronavírus. Não fique com com vergonha, renegocie, telefone. Procure seus principais fornecedores, peça carência, peça desconto. Adapte sua produção. Este não é um momento para “mimimi”. Tome uma atitude agora, antes que seja tarde e o seu negócio tenha que fechar as portas, como muitos estão fazendo.

Quando o novo coronavírus passar, o país vai continuar e, gradualmente, as empresas irão se recuperar. 

 

Se precisar de ajuda fale conosco, nós da Contabilidade Belo Horizonte temos uma equipe altamente qualificada que poderá auxiliá-lo em todos os assuntos que envolvem a sua empresa, mantendo-a sempre em dia. Conte com a experiência e tradição da Informa Contábil!

Contrate uma contabilidade em BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

 

Tenha em mente a Informa Contábil! Produzimos conteúdos exclusivos para a sua leitura sobre a área de contabilidade.

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

[email protected]

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat