Investimentos e eficiência do mercado: entenda como a contabilidade pode planejar

Investimentos

Investimentos

No mundo financeiro, altos investimentos e grandes lucros gerados criam tendências e ações precipitadas por investidores iniciantes! Que almejam pelo mesmo sucesso dos grandes investidores. No entanto, muitos desses investimentos podem ser um tiro que sai pela culatra.

Então, muitos se perguntam como os grandes investidores fazem para se garantir no mercado. É sorte? Ou habilidade? Ou talvez uma junção de ambos? A verdade é que quanto mais você entender sobre o mercado econômico. Mais sorte você terá em fazer um bom investimento.

Dessa maneira, adquirir as habilidades necessárias para compreender melhor o mercado é fazer um planejamento seguro e estratégico! O qual aumentará as suas chances de fazer grandes investimentos. Mas para isso é preciso da ajuda da contabilidade! Uma ferramenta mais que necessária para o mundo das finanças.

Investimentos no Caso Value Trust: Sorte ou Sabedoria?

Houve um tempo em que os analistas do mercado econômico consideravam a sorte como um fator influenciador nos investimentos, mas essa teoria causou muita polêmica, embora fora muito creditada no caso da Value Trust, um fundo mutuo, gerenciado William H. (Bill) Miller III, que superou seu índice de referência por catorze anos.

O segundo recorde durou somente a metade do seu tempo. Por outro lado, para muitos gestores bater o recorde anterior da Value Trust, a atuação da Standard & Poor’s 500 Index, em um ano poderia ser considerado um enorme triunfo, porém, Bill Miller fez isso por catorze anos consecutivos. Uma enorme conquista!

À vista disso, muitas pessoas perguntarem-se como Bill conseguiu tal êxito. Ele não possuía o melhor desempenho global entre os gestores de fundo, mas alcançou um recorde que ninguém conseguiu antes. Esses resultados opunham-se contra todos os estudos convencionais do mercado financeiro.

O conhecido prestador de serviços que avalia e faz análise de fundos, Mornigstar, concedeu cinco estrelas, sendo esta a maior nota, para a performance da Value Trust. Então, seria possível creditar todo esse sucesso apenas como um ato de sorte? Impossível! Todos esses ganhos e conquistas só aconteceram devido as habilidades de Bill Miller.

A arte do planejamento

O investidor Bill Miller sempre teve interesse na área financeira. Já com nove anos investia e aos dezesseis comprou sua primeira ação. Na fase adulta, utilizou-se da analise fundamental, sendo esta uma abordagem de investimento financeiro que ele aprendeu através de estudos.

Combinando diferentes abordagens, ele aprendeu uma metodologia divergente, a famosa contrarian investing, que nada mais é que uma estratégia de investimento que vai contra o comportamento em massa, visto que esse tipo de investimento pode levar ao erro. Assim, as ações de menor preço são mais atraentes do que as de preço mais alto.

Perceba que todo esse conhecimento tem uma rica base de contabilidade. Investimentos não pode ser feito como tiros no escuro. Assim, como qualquer forma de arte, é necessário atribuir ferramentas para que as obras possam ser completadas e atinjam o seu objetivo. Por isso, a contabilidade é uma ferramenta necessária para o planejamento.

O planejamento financeiro deve estar alinhado com o micro ambiente (a contabilidade) e o macro ambiente (o mercado), por isso estudar os fatores interno para ingressar no amplo mercado é essencial, para que não se antecipe e caminhe junto com a economia a fim de ter os melhores resultados, sem prejuízos.

Investimentos: Elementos chave de Bill Miller

Vamos começar com o mais importante: visão ao longo prazo. Isso nada mais é sobre o que falamos a cima: o tal do planejamento. Para Bill, a melhor oportunidade para os investidores é pensar no futuro, para que assim evitem ações precipitadas e ajam no tempo certo, sem receios.

Outro fator importante é comprar ações com baixa expectativa, ou seja, ações que rendam dividendos mais altos e ao mesmo tempo evitar aquelas que possuem alta taxa de despesas. Como próprio Bill Miller cita Warren Buffet: “você precisa ter medo quando os outros são gananciosos e ser ganancioso quando os outros tem medo.”

Dessa forma, quando o mercado estiver em baixa por certo período, embora pareça ruim, é necessário que seja mais agressivo, como aconselha Buffet. Já quando for ao contrário, o mercado estiver em alta, você deve agir de forma menos agressiva. Este é um dos motivos pelo qual é importante conhecer bem o mercado.

Talvez, o mais contraditório seja “assuma riscos”. O medo faz parte quando nos vemos em uma situação que vale muito ou nada, mas para Miller, de acordo com as estatísticas, se você investir pouco e cometer alguns erros, não conseguirá se recuperar mais para frente.

Conhecendo o mercado

Eficiência do mercado

Eficiência do mercado

 Tudo o que vimos até aqui é um reflexo que pode ser atribuído e aprendido com o mercado eficiente, que é uma hipótese baseada na impossibilidade do investidor vencer da economia, mas a qual a grande parcela destes agem de forma racional para aumentarem seu lucro, tentando antecipar o valor futuro de um título.

Então, se esta, que chamamos de hipótese de mercado eficiente (Efficient Market Hypothesis – EMH), estivesse correta sobre os preços correntes, que mostrassem o valor real dos títulos subjacentes, poderia se afirmar que superar o mercado com o intelecto seria algo impossível de ocorrer.

Ela (EMH) foi dividida em três níveis de eficiência de mercado: a forma fraca, semiforte e forte. A forma fraca de eficiência argumentava que todas as cotações passadas de uma determinada ação estava finalizadas na cotação atual. Já a forma semiforte de eficiência acreditava que as cotações de hoje refletem toda informação disponível.

Enfim, a forma forte de eficiência de mercado afirmava que a cotação da ação atual refletia todas as informações obtidas por uma análise acurada da empresa e da economia. Assim, isso tudo se resumiria entre investidores de sorte e sem sorte, e ninguém poderia superar o mercado de maneira continua.

Insvestimentos Não é acaso, é planejamento!

Podemos afirmar que a sorte não é um fator influenciador no setor de investimentos. Tudo ocorre através de muito estudo e planejamento. Então, se preparar estrategicamente é dar um passo à frente para ficar mais próximo de realizar novas conquistas.

Nessa etapa, a contabilidade é de extrema importância para garantir que ande junto com o mercado e que esteja apto para receber novas oportunidades. Como já foi mencionado, estudar o mercado e usar a contabilidade é essencial para um bom planejamento.

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00

WhatsApp chat