Contabilidade BH

Contabilidade BH

Por:Informa Contabil
Artigos | Contabilidade em bh

31

jul 2018

Contabilidade BH – Cronograma de trabalho Cliente x Contabilidade

O serviço contábil, hoje, não é apenas essencial, ele é obrigatório. Toda empresa precisa de um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, papéis, alvarás e licenças em ordem. Mas, para ser bem sucedido nessa tarefa tão importante, não apenas é responsabilidade do contador, é responsabilidade também do próprio cliente. No artigo de hoje falaremos sobre as rotinas de um escritório contábil com relação aos seus clientes e como funciona o atendimento baseado nas atividades que ele desempenha. Daremos algumas orientações ao cliente em relação ao cronograma contábil; sobre como agir corretamente dentro dos parâmetros da contabilidade e ter um bom relacionamento com sua assessoria.

Contabilidade BH – Responsabilidade Solidária

Com a Responsabilidade Solidária, institucionalizada no setor contábil pelo Código Civil, o contador assume, juntamente com seu cliente, o encargo por todos os atos ilícitos cometidos por este na gestão de sua empresa, tanto na esfera civil quanto na criminal. Essa medida exige uma parceria transparente e organizada entre clientes e contadores, uma vez que o destino de ambos depende da responsabilidade com que se organiza a contabilidade da empresa.

Os clientes devem exigir o Balancete Contábil, cópias de arquivos de livros fiscais, impostos e encargos com respectivas planilhas de cálculos, cópias de obrigações assessórias e dar atenção aos comunicados e novas leis vigentes.

Compete ao contador, além da contabilização de todas as operações dos clientes, inclusive bancárias, a apresentação do Balancete mensal, devidamente conciliado, bem como auxiliar na gestão da empresa/cliente.

Contabilidade BH – Contato deve ser frequente

É imprescindível que cliente e contador trabalhem juntos, em consonância, já que agora a responsabilidade é solidária. Portanto, o cliente deve estar sempre em contato com o seu contador (pelo menos uma vez ao mês), seja por telefone, indo ao escritório dele, por e-mail, para averiguar o andamento dos seus documentos, se há alguma pendência, sanar algum tipo de dúvida… Enfim, o estreitamento das relações se tornou muito importante.

Contabilidade BH – Importância da organização de informações

Deve haver uma comunicação empresa-contador de forma aberta e clara. Se você não tem um cronograma organizado com o seu contador, enviando as informações dentro do prazo, ele não conseguirá  fazer o seu trabalho. O cliente deve se adaptar à rotina do seu contador, ele tem que saber da seriedade do envio das informações dentro do prazo, para que o serviço contábil saia no período correto. Se esse cronograma não for seguido adequadamente, atrapalhará a rotina contábil e a sua empresa será prejudicada.

Um cliente quando é desorganizado, não contribui para o serviço dentro do departamento contábil. Ele não tem os documentos em ordem, não os envia dentro do prazo e não sabe apontar determinados lançamentos que podem ser questionados. Por isso, mantenha sua contabilidade em dia, ajude o contador a entregar a sua obrigação assessória dentro do prazo. Seja um cliente organizado!

Contabilidade BH – Influência do cliente no departamento contábil

O cliente influencia dentro de um departamento contábil porque ele pode colaborar para o trabalho do contador, pode tornar as atividades da rotina contábil muito mais fáceis, ou ele pode simplesmente complicar toda a situação dentro do referido departamento. O cliente precisa se educar  para que ele possa ajudar dentro do processo das rotinas contábeis.

O contador deve dialogar com o cliente, mostrando quais os riscos que ele tem ao não fazer os lançamentos de forma adequada; mostrar que o trabalho dele depende muito do trabalho do cliente. Que o cumprimento dos seus prazos depende muito do cumprimento dos prazos do cliente. Que é uma relação bilateral e não unilateral, em que o profissional contábil é o único responsável pelas atividades que acontecem com o seu cliente.

Não é um processo fácil, porém, é um processo que é possível fazer desde que se tenha uma estrutura de educação desse cliente.

Contabilidade BH – Soluções

É muito comum que alguns clientes não conheçam os tributos, muito menos os prazos de entrega. O contador pode enviar um e-mail, por exemplo, mostrando as obrigações e suas periodicidades, principalmente para os novos clientes que estão começando um negócio.

Nós da Contabilidade BH, para adequarmos as necessidades do cliente com a contabilidade, desenvolvemos um MANUAL PRÁTICO E OBJETIVO DE ORIENTAÇÃO AO CLIENTE INFORMA CONTÁBIL. É um guia prático da dinâmica do dia a dia da contabilidade e cliente, já que dependemos de uma boa gestão desse cliente para conseguirmos cumprir todos os prazos das obrigações assessórias e impostos. Nele você encontrará todas as informações a respeito de prazos e documentações necessárias para uma boa gestão da sua empresa.

Contabilidade BH – Conclusão

Mantenha uma relação de parceria com o seu contador. Faça o trabalho junto com ele, sempre com respeito e seriedade. Entregue os documentos dentro do prazo. Mantenha a gestão de sua empresa sempre atualizada e organizada, para que nenhuma eventualidade possa acarretar em algum prejuízo para você e para o seu contador.

Contrate uma contabilidade BH de confiança. Entre em  contato com a Informa Contábil. Solicite agora mesmo orçamento, retornamos rápido.

Assuntos Relacionados: Contabilidade em Bh auxilia na implantacao do e-socialDicas de Contabilidade em bh para as mudanças no IRPJ das empresasContabilidade em bh alerta sobre as alterações nas retenções federaisContabilidade em bh orienta na administração do tempoContabilidade em BH orienta Programa 5SContabilidade em BH e a Administração de PessoalEscrituração Contábil de Contabilidade em BH – ProcedimentosContabilidade em bh esclarece o Carnê-leãoContabilidade em bh ajuda a organizar finanças da empresaAdministradora de Condomínios em BH é nota 10Melhor contabilidade de bhContabilidade no prado bh é a Informa ContábilFazer IRPF com contador em bhContador BH explica IRPFContador Luxemburgo BH faz IRPFContador Lourdes BH faz IRPFContador Sagrada Família BH faz IRPFContabilidade bh alerta sobre fraudes cnpjContabilidade em bh – transformação digitalContabilidade em bh – digitalização de documentosContabilidade em bh – saia da criseContabilidade Igarape MGContador Igarape explica IRPFContabilidade Igarape faz diferençaContador Igarape faz IRPFContabilidade Condominios BH abre CNPJContabilidade Igarape – CNPJContabilidade Igarape com qualidadeContabilidade BH – Obrigacoes acessoriasContabilidade BH – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Alteracao ContratualContabilidade Betim – Obrigacoes acessoriasContabilidade Contagem – Alteracao ContratualContabilidade Contagem – Obrigacoes acessoriasContabilidade Nova Lima – Alteracao ContratualContabilidade Nova Lima – Obrigacoes acessoriasContabilidade Lagoa Santa – Alteracao ContratualContabilidade Igarape – Obrigacoes acessoriasContabilidade Igarape – Alteracao ContratualContabilidade BH – Opcao Simples

Compartilhe:

Rua Brumadinho, 210 – Bairro Prado – Belo Horizonte – MG – Brasil

+55 (31) 3332.0544

contato@informacontabil.com.br

Segunda à Quinta: 08:00 – 18:00 Sexta Feira: 08:00 – 17:00